Imunização

Vacina Tríplice Acelular será disponibilizada para gestantes

A imunização é destinada para as grávidas com mais de 27 semanas de gestação.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Getty Images)

SÃO LUÍS - A partir da próxima semana, a Vacina Tríplice Acelular (DTPa) estará disponível nas unidades de assistência da rede municipal de Saúde. Conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), o público-alvo da imunização são grávidas com mais de 27 semanas de gestação. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Semus).

Segundo a coordenadora de Imunização da Semus, Doralina Marques de Almeida, o objetivo da aplicação da vacina é repassar determinada cota de anticorpos da mãe para a criança. Ela explicou que a DTPa é constituída de antígenos que protegem contra a Difteria, Coqueluche e Tétano.

“Desta forma, temos condições de proteger não somente a gestante, como ainda o feto, garantindo menos riscos de disseminação de doenças”, afirmou a coordenadora. Ela ressaltou que no ano passado, o MS também determinou a aplicação da DTPa para as gestantes.

Pelo calendário de vacinação para crianças, a DTPa é administrada para o público com até 6 anos de idade, sendo três doses no primeiro ano de vida – aos dois, quatro e seis meses – seguidos de dois reforços, o primeiro quando a criança chega a um ano e três meses e o segundo reforço aos 4 anos. A DTPa é considerada uma vacina inativada e, portanto, não oferece riscos para a gestante e para o feto, conforme especialistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.