Enem 2014

Enem 2014: o que fazer nas últimas horas para o exame?

Fique por dentro das dicas do <b>Imirante.com</b> para o Enem 2014.

Gustavo Sampaio/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Arte: Maurício Araya/Imirante.com)

SÃO LUÍS - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste fim de semana, nos dias 8 e 9 de novembro. Apesar da rotina de muitos candidatos ter se iniciado há bastante tempo, não é difícil que o vestibulando se sinta inseguro sobre os conteúdos nos últimos dias para o exame. Para falar sobre o que dar prioridade nas últimas horas que antecedem as provas, o Imirante.com entrevistou o professor Antônio Mendonça Barbosa Filho.

"A tendência é de que se fique agoniado antes da prova e nos dias anteriores, estudar mais que nos meses anteriores e no ano inteiro. Isso não é saudável", disse o professor. Para tanto, ele comparou a preparação aos grandes atletas olímpicos, como Cesar Cielo e Usain Bolt. "Eles reduzem a carga de treinamento e descansam mais", comparou o docente ao salientar que o aluno, vez ou outra, fazem o inverso. "No próprio dia da prova, ele ainda vai revisar alguma coisa. Ainda pega uma formula matemática para decorar. Isso mais atrapalha que ajuda".

Antônio Mendonça reforçou que as últimas horas antes do exame devem ser aplicadas no descanso, em leituras leves e, também, se informar sobre as atuais notícias. "No máximo, resolver um exercício ou outro. Mas estudar mesmo, gastar horas e horas estudando, melhor não", alertou.

Outra dica dada pelo docente é a de recuperar o sono perdido: voltar a dormir oito horas por dia, pois isso resultará na diminuição do tempo de estudo e, também, na dedicação do estudante em apenas resolver atividades. "Na medida em que ele (o candidato) encontrar alguma dúvida, ele pode consultar a teoria", disse o docente sobre aquelas dúvidas pontuais que aparecem na reta final de preparação. Para tanto, Antônio Mendonça pontua que o estudante foque nas consultas imediatas.

Com o sono em dia, outro ponto a se deixar equilibrado nestas últimas horas é o lazer. "Eu me desligava da prova", brinca o professor Antônio Mendonça ao relembrar a época em que ele fez o vestibular há alguns anos. "Eu ia ao cinema, sair com a família, jogar videogame, assistir filmes em casa. Se distrair e relaxar mesmo, para descansar a mente", reforçou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.