SNCT

SNCT teve mais de 40 mil visitantes e 800 trabalhos expostos

No total, foram mais de 66 horas de atividades em 62 estandes e acompanhadas por estudantes de 80 escolas de São Luís e do interior do estado.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano - organizada de forma simultânea com a V Mostra Científica do Maranhão - em uma estrutura de 4 mil metros quadrados montada na área externa do São Luís Shopping. Na manhã de ontem, para marcar o encerramento das atividades, foi feita a entrega de 80 kits de iniciação científica para representantes de unidades de ensino da capital maranhense e do interior do estado.

Durante os seis dias de evento - iniciado na segunda-feira, dia 13 -, foram promovidos 42 mini-cursos, 57 palestras, 29 oficinas, 17 apresentações de protótipos (projetos considerados de inovação) e apresentados 800 trabalhos científicos. No total, foram mais de 66 horas de atividades em 62 estandes e acompanhadas por estudantes de 80 escolas de São Luís e do interior do estado. Além de São Luís, outros 18 municípios maranhenses participaram da SNCT deste ano.

No ato de entrega dos kits de iniciação científica, o secretário titular de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão (Sectec), José Costa, afirmou que a SNCT foi um sucesso e atingiu o objetivo de fomentar a cultura científica na classe estudantil. "Atingimos um número expressivo de trabalhos apresentados e isso demonstra não somente a força do governo do Estado em estimular a prática científica, com investimentos da ordem de R$ 32 milhões por ano, como também o de desenvolver cidadania", disse.

Laboratório

O titular da Sectec também aproveitou a ocasião para anunciar a implantação de 80 laboratórios em unidades de ensino do interior do Maranhão. "Os trabalhos desenvolvidos nestes centros deverão ser apresentados na Semana de Ciência do ano que vem. É uma forma de manter viva a essência das atividades, ou seja, a elaboração plena e contínua de pesquisas e trabalhos científicos", destacou.

A diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Cláudia Maria Coelho, fez um agradecimento ao esforço dos jovens estudantes que, segundo ela, se empenharam na elaboração de trabalhos científicos de qualidade e que foram apresentados na SNCT deste ano. "Quero fazer uma saudação a este público, que se esforçou o ano inteiro para poder apresentar um trabalho de qualidade. E isto foi feito na edição deste ano, ou seja, o pesquisador maranhense provando que, em termos de qualidade de trabalhos, não fica atrás de outros centros importantes do país", afirmou.

Quem visitou a SNCT, no último dia de atividades, elogiou a organização do evento. "Tirar a gente da rotina de sala de aula é muito valoroso, porque aprendizagem com interação é sem dúvida mais empolgante", afirmou o estudante João Victor dos Santos, de 17 anos, do Centro Integrado Dr. Geraldo Melo, da Cohab.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.