Viva Mulher

Carreta da Mulher ampliará atendimento em São Luís

A partir de segunda (15), a unidade móvel ofertará serviços ao lado do Terminal da Praia Grande.

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Após levar ações nas áreas de saúde, educação e acesso à Justiça durante toda esta semana à comunidade da Vila Embratel e bairros adjacentes, a Carreta da Mulher continuará realizando atendimentos em São Luís. A partir de segunda-feira (15), até sexta (19), a unidade móvel ofertará serviços ao lado do Terminal da Integração da Praia Grande.

Os serviços que foram ofertados este semana pela Carreta da Mulher na Vila Embratel integram uma ação que é realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) desde 2010 no interior do Estado e nos bairros da periferia de São Luís.

A diretora do Programa Viva Mulher da Semu, Ruth Mary de Oliveira Gonçalves, explicou que o objetivo é orientar as mulheres sobre os seus direitos. As palestras são específicas, voltadas para áreas da economia, social, saúde e direitos. "Estamos aqui para ajudar as mulheres a terem mais autonomia. Muitas precisam de orientação, além dos serviços essenciais que disponibilizamos", explicou.

Ao longo da semana, no Viva da Vila Embratel, as mulheres da comunidade assistiram palestras sobre prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a Lei Maria da Penha. A promotora da Mulher, Selma Regina Souza Martins, falou sobre "Violência Doméstica".

"É importante que as mulheres conheçam seus direitos e denunciem quando esses direitos são violados", disse a promotora. Ela revelou que o Ministério Público é um dos parceiros da Semu por considerar importante a divulgação e o trabalho preventivo contra a violência. "Existem vários tipos de violência, física, moral, psicológica, patrimonial, que precisam ser denunciadas", explicou a promotora Selman Regina. Ela disse que a denúncia pode e deve feita à Justiça, uma ação que pode ser realizada por qualquer pessoa, inclusive os vizinhos das vítimas.

A Carreta da Mulher atua em parceria com várias secretarias e órgãos estaduais. Na Vila Embratel, entre as ações mais procuradas, destaque para a realização do exame papanicolau, preventivo do câncer de útero, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde. Em quatro dias de atendimento, em torno de 100 exames foram realizados.

Para moradora Lúcia Maria Marques, a Carreta da Mulher, facilitou sua vida. "Aproveitei a folga no trabalho para realizar o exame, ganhei tempo e economizei com a passagem de ônibus", revelou. Ela disse que o exame não é realizado no bairro, além disso, é preciso marcar e, geralmente, o atendimento demora.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), outro parceiro da ação, ficou responsável pela realização das palestras sobre empreendedorismo e microcrédito produtivo e orientado. Além disso, emitiu Carteira de Trabalho e cadastrou pessoas no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A estudante Luciete Ribeiro Cantanhede aproveitou para tirar o documento e se cadastrar no Sine. "O atendimento foi rápido, agora é torcer para ser chamada para alguma entrevista de emprego", ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.