Jogos

Crianças permanecem até 17h em frente ao computador

A presença na internet cresceu 50% em dez anos.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Reprodução Internet)

SÃO LUÍS - Mais de 70% do dia de uma criança é dedicado a jogos online, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBOPE Nielsen Online. Outro dado de uma pesquisa semelhante também apontou que a presença dos pequenos na internet cresceu 50% em dez anos, saltando de 35% para 85%.

A amostragem do IBOPE mostra que os internautas brasileiros de 2 a 11 anos permanecem, em média, 17 horas conectados. Esse número, comparado a dados de outros países, revela que as crianças brasileiras estão no topo dos acessos à rede mundial de computadores. Na França, a média de tempo gasto pela garotada com a internet é de 10 horas e 37 minutos. Em terras francesas, as crianças representam 7,8% dos usuários domiciliares ativos da rede. Já no Brasil, esse percentual sobe para 14,1% dos usuários.

Para o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio São Luís, Gilbert Macedo, alguns fatores explicam esse fenômeno: “Por questões de segurança, as crianças de hoje já não brincam mais na rua como antigamente. Então, hoje, é mais cômodo e 'seguro' brincar dentro de casa, onde os games e computador normalmente são opções fáceis”, analisa.

Quanto aos benefícios ou malefícios da exposição aos jogos na internet, Gilbert Macedo afirma que os dois lados precisam ser ponderados. “Existem estudos pró-jogos e contra jogos. Não existe um veredito. Mas deve haver um acompanhamento dos pais e também das instituições de ensino”, lembra.

Ainda de acordo com o especialista, dentre os pontos positivos destaca-se o desenvolvimento cognitivo das crianças, que é estimulado à medida que o jogo avança.

Com o sucesso dos games, transportar os personagens da ficção para o "mundo real" tem sido cada vez mais comum. "Este não é um movimento novo, mas tem ganhado força com a internet”, afirma o professor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.