Completo abandono

Canteiros urbanos de São Luís estão tomados pelo mato

Em alguns casos, o volume de mato é tão grande, que se torna praticamente impossível trafegar por esses canteiros.

Daniel Moraes / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51

SÃO LUÍS – Abandono. Esse é o estado em que se encontram muitos canteiros de ruas e avenidas na cidade de São Luís. A reportagem do Imirante.com percorreu alguns bairros da capital maranhense e constatou que, em muitos deles, os canteiros, que deviam servir para embelezar a paisagem urbana, estão tomados pelo mato e sujeira.

Canteiro da Avenida Colares Moreira. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Em uma cidade onde é difícil encontrar faixas de pedestres, os canteiros ganham uma função ainda mais importante: ajudar na travessia de pessoas. O problema é que, em alguns casos, o volume de mato é tão grande, que se torna praticamente impossível trafegar por esses canteiros.

É o que acontece em um trecho da estrada de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. O estado do asfalto é precário, e, apesar do grande fluxo de veículos, ainda não há uma faixa de pedestre no local. Com o canteiro tomado pelo mato, a única opção de quem precisa atravessar a avenida é se arriscar em meio aos carros que passam em alta velocidade.

Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Dentro da capital, a situação não é muito diferente. Na avenida da História, Cohafuma, os canteiros também estão cheios de mato e sujeira. A moradora Carla Medeiros, 32 anos, fala que, com o tempo, a situação só vem piorando. “Faz tempo que eu moro aqui, e quase nunca vi esses canteiros sendo cuidados. É por isso que tá desse jeito aí; faz até vergonha quando vem alguém de fora visitar a gente”, conta.

Mato e sujeira tomam conta de canteiro na Avenida da História, no Cohafuma. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Na Cohab, próximo ao terminal de integração, além de canteiros malcuidados, praças também estão cheias de mato. O que acaba atraindo usuários de drogas e deixando moradores receosos. “É um perigo. O mato tá alto, e a iluminação é fraca. À noite, não dá pra gente ver quem tá nessa praça. Um bandido pode muito bem se esconder pra roubar as pessoas. Eu não tenho coragem de andar por aí à noite”, afirma Maria de Lourdes, 45 anos, moradora da área.

Praça na Cohab virou abrigo de moradores de rua e usuários de drogas. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Troncos e buracos em canteiro da Cohab. Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Foto: Daniel Moraes / Imirante.com
Foto: Daniel Moraes / Imirante.com

Confira abaixo a nota da prefeitura:

O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) informa que está promovendo ações de manutenção paisagística em vários logradouros públicos da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido em canteiros centrais de avenidas e em rotatórias durante o período noturno. O serviço no período noturno também compreende a poda preventiva, desobstrução de sinais, levantamento de copa e supressão de árvores mortas existentes nos canteiros centrais e laterais de avenidas.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que mantém equipes diárias de serviços de capina e roçagem, além da varrição de logradouros públicos em pontos diversos da capital, incluindo dos canteiros centrais das avenidas. A Semosp esclarece que, na próxima semana, vai realizar serviços de capina e roçagem no bairro Cohab, em praças e avenidas, entre outros locais da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.