SÃO LUÍS – A partir do próximo dia 14, a vacina contra Hepatite A será incluída no calendário de imunização em São Luís. A medida é o cumprimento de uma determinação do Ministério da Saúde, e deverão ser vacinadas crianças de um a dois anos de idade.
A princípio, a aplicação da vacina contra Hepatite A deve ser feita apenas uma vez por ano. Mas, caso seja necessário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirma estar preparada para aplicar novas doses de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. “Trata-se de uma doença perigosa e que precisa de prevenção imediata”, explica Rita carneiro, coordenadora de Imunização da Semus, que agora dispõe de 13 vacinas no calendário de imunização.
Sobre a Hepatite A
Trata-se de uma doença infecciosa viral e contagiosa causada pelo vírus A (HAV). Tconhecida como hepatite infecciosa, hepatite epidêmica ou hepatite de período de incubação curto, possui como agente etiológico o vírus RNA, membro da família Picornaviridae. O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do indivíduo suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da infecção, varia de 15 a 50 dias.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.