Novos agentes penitenciários

Sejap: palestra sobre Relacionamento Interpessoal

Divulgação/Sejap

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), por meio do Núcleo de Assistência Biopsicossocial (Nasb), promoveu, nessa sexta-feira (4), uma palestra sobre Relacionamento Interpessoal aos novos agentes penitenciários.

O evento integra a programação do 1° Curso de Formação Continuada, voltado para qualificar os 103 novos agentes penitenciários recém - empossados em concurso público promovido pelo Governo do Estado.

Na ocasião, foram abordadas as mais variadas formas de interações sociais no âmbito profissional afetivo, familiar e social. Para o coordenador do Nasb, Ângelo Macedo, a ação vem aprimorar as técnicas de trabalho em equipe a fim de desenvolver uma melhor interação profissional entre os agentes. “Nossa proposta é aprimorar essa técnica por meio de palestras e de dinâmicas, aprofundando ainda mais os conhecimentos voltados para as atividades profissionais nos estabelecimentos prisionais”, afirmou.

A terapeuta ocupacional do Nasb, Silvia Helena, disse que por conta do trabalho desempenhado pelos agentes, a iniciativa da Sejap em ouvir e trabalhar as dificuldades desse servidor é louvável e com certeza deverá gerar resultados positivos a todos. “Sabemos que a profissão de agente penitenciário é desafiadora, mas nós, enquanto Nasb, temos buscado oferecer apoio nas mais diversas áreas, desde a saúde física quanto a psicossocial”, destacou.

Continua após a publicidade..

Além de palestras e ações de dinâmica de grupo, foram realizadas ainda atividades de ginástica laboral com profissionais de Educação Física. A iniciativa tem como objetivo melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

A ação se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

Entre os benefícios decorrentes da atividade laboral, estão alívio do estresse, melhoramento da postura do corpo e da saúde, diminuição do sedentarismo e das tensões adquiridas no trabalho, prevenção de lesões e doenças causadas por trauma cumulativo e aumenta a motivação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.