SÃO LUÍS - Segundo a Vigilância Sanitária municipal, cerca de 52 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em São Luís este ano. A campanha de imunização animal teve início no começo desse mês e segue até o dia 15 de julho. A meta é vacinar 140 mil animais na capital, por isso, além dos postos fixos a prefeitura está realizando o trabalho de vacinação casa a casa. Iniciada em setembro de 2013, a imunização à domicílio conteve o surto de raiva.
A campanha de vacinação contra raiva canina conta com 163 agentes e está sendo realizada por distrito sanitário, que são sete em São Luís. Os agentes de vacinação já concluíram os trabalhos nos domicílios dos distritos Centro, Coroadinho e Bequimão. Agora, as equipes da prefeitura estão no distrito Cohab e a previsão é que encerrem os trabalhos, ainda, esta semana. “O próximo distrito onde o trabalho de imunização vai ser executado é o Tirirical. Em seguida, será a vez da Vila Esperança e, por fim, Itaqui-Bacanga”, informou Therezinha Lobo, superintendente de Vigilância Sanitária municipal.
O objetivo da campanha é eliminar a raiva canina de São Luís, já que a doença tem um alto poder de letalidade. A ação se estende até o dia 15 de julho e, para receber a vacina, os animais devem ter, no mínimo, três meses de vida. Eles não podem apresentar sinais de doença nem estar em recuperação de acidentes ou cirurgias. As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação, também, podem ser imunizadas. Não é necessário apresentar documento do proprietário nem do animal.
Leia mais na edição on-line de O Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.