Tríduo Pascal

Missas, representações da Via-Sacra e procissões ocorrem em São Luís até domingo

Hoje, vão ser celebradas as tradicionais missas dos Santos Óleos e da Ceia do Senhor.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
Hoje (17), vai ser celebrada a tradicional (De Jesus / O Estado (arquivo))

SÃO LUÍS – Em São Luís, a "Missa dos Santos Óleos", também conhecida como "Missa do Santo Crisma", vai ser realizada na manhã desta quinta-feira (17) na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A celebração encerra o período da Quaresma. O ato litúrgico será ministrado pelo arcebispo da capital maranhense, dom José Belisário. A programação ocorre na Paróquia do Cohatrac por causa da restauração da Igreja da Sé (Catedral Metropolitana), na Praça Pedro II. As obras de reparo devem ser entregues no dia 8 de setembro. No período, as celebrações da Catedral ocorrem na Igreja de São Benedito.

Também nesta quinta-feira, ocorre a tradicional missa da Ceia do Senhor (ou "Lava-Pés"), que dá início à programação do Tríduo Pascal. Ontem (16), Quarta-feira Santa, fiéis se reuniram na Igreja de São Pantaleão, no Centro, para participar da "Missa da Saúde". A celebração foi dedicada à consagração da saúde dos que estão doentes.

O padre Crizantonio da Conceição Silva, da Arquidiocese de São Luís, explica que o período é para lembrar o sacrifício que Jesus Cristo fez em nome da humanidade. "A Páscoa é uma celebração, é um momento que traz para o povo cristão, para o povo católico, a conclusão do grande projeto salvífico de Deus. Deus começa um processo de recuperação da humanidade, depois que Adão e Eva caíram no pecado e se conclui todo esse processo com Jesus Cristo. A palavra 'Páscoa' significa passagem, da situação de morte para a situação de vida, da situação de pecado para a situação de santidade, e é exatamente isso que Jesus Cristo tenta fazer quando seu corpo morre, a matéria, a condição humana, morrendo, assim, eliminando o pecado, morrendo com o pecado que está sobre o ser humano, e ressurgindo para uma vida nova, para uma nova identidade, para uma criatura nova, para uma nova criação", disse em entrevista ao Imirante.comouça a entrevista na íntegra.

A Igreja orienta que os fiéis tenham três rituais na preparação para o período: a oração, a "esmola" (ou caridade) e o jejum. Ambos visam criar uma intimidade próxima com Deus, para a transformação. Até domingo, missas, representações da Via-Sacra e procissões ocorrem na cidade. "A programação começa hoje, quando a gente celebra o início do Tríduo Pascal. Tem essa 'Missa Diocesana', onde todos os sacerdotes e todas as paróquias são convidadas a estar junto com o bispo. Depois, na missa da tarde, e, também, nas celebrações da sexta, sábado e domingo de Páscoa, cada paróquia tem a sua programação particular", completa o padre Crizantonio.

Programação

No Santuário Nossa Senhora da Conceição, bairro do Monte Castelo, a Quinta-feira Santa vai ser marcada pela "Missa pela Instituição da Eucaristia", às 17h, seguida pela "Oração do povo", até a meia-noite. A Sexta-feira da Paixão (18) ocorre a “Celebração da Paixão do Senhor", às 15h, e a "Procissão do Senhor Morto", às 17h30. No Sábado de Aleluia (19), haverá a "Vigília Pascal", às 19h30. E no Domingo de Páscoa, a "Procissão da Ressurreição", às 6h, e celebrações festivas às 7h, 9h, 17h e 19h.

Já na Paróquias de São José e de São Pantaleão, no Centro, a Sexta-feira Santa vai ser marcada pela "Adoração nas Igrejas", às 8h, e "Celebração da Paixão de Cristo", às 15h. No sábado, a "Bênção do Fogo e Procissão", às 18h. E no Domingo de Páscoa, a "Missa Solene de Páscoa" (na Igreja Nossa Senhora das Graças), tem início às 8h; missa na comunidade São José e São Pantaleão, às 17h30; e missa na comunidade São Roque, às 18h.

Por fim, na Paróquia Santa Terezinha, no bairro do Filipino, a Sexta-feira Santa é marcada pela "Liturgia das Horas", às 7h30, e pela "Celebração da Paixão e Via-Sacra", às 15h. E no Sábado da Paixão, haverá a "Liturgia das Horas", às 7h30, e a "Vigília Pascal", às 19h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.