Turismo no estado

Setur reúne com o trade do Polo da Serras para discutir regionalização

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS - Como parte do Programa de Regionalização do Turismo, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) visitaram, de segunda (10) a sexta-feira (14), os municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieira e Sítio Novo, cidades que compõem o Polo das Serras Guajajara, Timbira e Kanela.

As reuniões realizadas tiveram a adesão dos municípios visitados com a participação de 80% dos empresários, poder público e entidades da sociedade civil, que discutiram o plano estratégico para o polo. Um dos marcos da política para o setor do Turismo desenvolvida pela Setur é de incentivar e apoiar os gestores, a estruturar e promover o turismo, de forma regionalizada e descentralizada. A intenção é que todos os municípios maranhenses se adequem aos novos padrões que vão definir as cidades turísticas em todo país.

Para o secretario de Estado de Turismo, Jura Filho, é fundamental que seja promovida a qualificação dos profissionais e dos serviços envolvidos na cadeia turística nos municípios maranhenses. O objetivo da Setur é fomentar nos agentes e interlocutores municipais a inovação, a estruturação dos produtos e o empreendedorismo.

Continua após a publicidade..

Os técnicos encerraram a visita ao Polo das Serras com a participação efetiva dos municípios de Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Barra do Corda e Fernando Falcão. Os participantes se dividiram em grupos para definir a visão, missão e metas para curto, médio e longo prazos. Para o interlocutor Inácio Pina o encontro serviu para discutir a identidade do polo e a retomada da governança da instância regional.

Já o interlocutor Pedro Mendes ressaltou a contribuição do empresariado da região na construção deste planejamento. “A ordenação foi o eixo identificado como o mais o urgente para consolidação e integração dos municípios e fortalecer os atores locais”, disse Pedro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.