SÃO LUÍS - A unidade regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), em Açailândia retomou, na semana passada, as ações de fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, nas quais é verificado o armazenamento, prazo de validade, registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cadastro no Estado do Maranhão, disponibilidade de equipamentos de proteção individual para os aplicadores e, principalmente, o destino final das embalagens vazias.
"Estas fiscalizações eram realizadas nos anos anteriores em áreas de pastagens, mas com o crescimento das lavouras de grãos na nossa região, sentimos a necessidade de ampliarmos o nosso foco em virtude do grande volume de uso de inseticidas, fungicidas e herbicidas neste tipo de atividade", disse Josué Mendes Neto, fiscal estadual agropecuário. Como resultado das ações houve a interdição de 123 kg de inseticidas não autorizados para a cultura da soja e na autuação de um produtor por descartar embalagens vazias de agrotóxicos em desacordo com a legislação vigente.
Continua após a publicidade..
Mateus Silva, técnico em fiscalização agropecuária, reforça que as atividades realizadas nas lavouras de soja e milho serão intensificadas. "Todos os produtores fiscalizados são orientados a adquirir produtos autorizados para a cultura e a devolver suas embalagens após o uso. Aqueles que insistem em não atender às nossas orientações são autuados com o rigor da lei", informou.
Saiba Mais
- Ex-presidente da AGED destaca crescimento do setor agro do MA
- Carga de chumbinho é apreendida na cidade de Riachão
- Veterinários têm até 30 de setembro para se recadastrarem no PNCEBT-MA
- Aged fiscaliza cumprimento do vazio sanitário da soja no Maranhão
- Selo de inspeção estadual garante laticínios próprios para o consumo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias