SÃO LUÍS - Cerca de 2.500 homens da Polícia Militar do Maranhão (PM) estão trabalhando no período de Carnaval para garantir a segurança dos foliões nas ruas. Os militares atuam nos principais pontos de concentração de blocos e apresentação de brincadeiras, como os circuitos da Rua do Passeio e Madre Deus, e também nos eventos carnavalescos de bairros, sobretudo nos Vivas.
O efetivo da PM começou a atuar especificamente para período carnavalesco no dia 27, quando aconteceu a abertura oficial da programação da Passarela do Samba. De 450 a 600 homens estão trabalhando a cada noite de festa, fazendo patrulhas a pé, motorizadas (motocicletas e viaturas) e montadas (cavalaria).
Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), o tenente-coronel Marco Antonio Alves da Silva, os principais pontos de concentração de foliões são a Praça Deodoro, que tem reunido milhares de pessoas desde o primeiro dia de shows, o circuito carnavalesco da Madre Deus e a Passarela do Samba, no Anel Viário.
Nesses locais de maior fluxo de foliões, os policiais militares utilizam três postos de comando. "Cada posto de comando tem um contêiner, que são utilizados para a triagem de pessoas que cometeram algum delito, transgressão ou se envolveram em algum problema a fim de que aguardem a viatura para serem conduzidas a uma delegacia", explicou o tenente-coronel Alves.
No circuito Madre Deus, o policiamento tem ainda o apoio da central de videomonitoramento e seis torres de observação: duas localizadas na Praça Deodoro, duas na Rua do Passeio, uma na Praça da Saudade e outra na Madre Deus. Desde ontem, o patrulhamento passou a contar também com o comando de dois tenentes-coronéis no circuito Deodoro e na Passarela do Samba.
"Todos os circuitos estão sendo policiados, divididos em patrulhas comandadas por cadetes da Academia de Polícia Militar e policiais mais antigos. Estamos atuando também em toda a área do circuito Deodoro e Madre Deus, com barreiras de contenção comandadas pelo Batalhão de Polícia de Choque, utilizadas com o intuito de fazer abordagem e revistas", destacou o comandante do CPM.
Além do patrulhamento nos principais pontos de concentração, a Polícia Militar está fazendo o policiamento nos eventos carnavalescos de vários bairros como o Maiobão, Anjo da Guarda e Vila Embratel e está intensificando outras operações permanentes.
"Temos também, em todo o período de Carnaval, viaturas e vans que fazem barreiras nas grandes avenidas de circulação e batidas policiais nos bairros com o objetivo de garantir a ordem", frisou.
Reforço
Além do plano de segurança para os circuitos de Carnaval, o Comando do Policiamento Metropolitano intensificou outras operações. Uma delas é a fiscalização do cumprimento da Lei Seca, feita pela Companhia de Polícia Rodoviária nas principais avenidas de São Luís.
Também foi reforçada nesse período a operação Catraca, que tem por objetivo reduzir a quantidade de assaltos a ônibus e vans, apreender drogas, armas brancas e de fogo e localizar criminosos. São feitas abordagens em ônibus, nas paradas e às pessoas que estejam se deslocando a pé para pontos de concentração.
Saiba Mais
- Prefeitura deve mais de R$ 700 mil para empresa
- Campeãs do Carnaval de SL serão premiadas nesta sexta
- Desfile das campeãs: escolas do grupo especial voltam ao sambódromo
- Carnaval: violência nas estradas cai pelo terceiro ano consecutivo
- Polícia Militar divulga balanço de atuação no período do Carnaval
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.