Acidente

Torre de comunicação cai em escola pública na Alemanha

A queda aconteceu na U.E.B. Miguel Lins, deixando os alunos sem aulas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS – Uma torre de comunicação caiu em cima do prédio da Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins, no bairro da Alemanha. A torre ficava no quintal da escola municipal, onde estudam crianças do ensino infantil. De acordo com moradores da região, a queda aconteceu por volta das 22h da última quarta-feira (18), causando um grande barulho e assustando a vizinhança.

Do lado de fora do prédio, é possível observar que uma parte do telhado foi danificada com a queda da torre. (Foto: Jorge Martins/Imirante)

Márcia Cristina, que mora a poucos metros da escola, conta que, ao ouvir o barulho, vários vizinhos foram até a rua para verificar se a torre havia caído em cima de alguma residência. Mas nenhuma casa foi atingida e, como a escola estava vazia, ninguém se feriu.

Ainda assim, o susto foi grande. O funcionário público aposentado Adhemar Clemant Lacerda contou à reportagem do Imirante que teve medo de que sua casa pudesse ser atingida pela torre. Ele disse, ainda, que a torre caída foi retirada do local nessa quinta-feira (19).

No prédio da U.E.B. Senador Miguel Lins, estudam alunos do ensino infantil. (Foto: Jorge Martins/Imirante)

Devido ao problema, a escola permanece fechada. De acordo com algumas mães de alunos, as crianças estão sem aulas desde a última sexta-feira (13), quando a direção avisou que uma equipe técnica faria trabalhos de manutenção da torre.

Continua após a publicidade..

Dona Maria Helena Borges, avó de um aluno de quatro anos, estava no portão do colégio na manhã desta sexta-feira (20), para saber se já havia uma data para o reinício das aulas. “Eu vim aqui outras vezes esta semana, mas eles só dizem que não tem previsão”, comenta. E hoje não foi diferente. Dona Maria voltou para casa sem conseguir falar com a direção, nem saber quando o neto poderá voltar para a escola.

Outros pais também foram até a escola durante esta manhã. Viviane Aparecida, que tem um filho e um sobrinho estudando na U.E.B. Miguel Lins, diz que ainda não foi marcada uma reunião com os responsáveis para dizer quando as aulas serão retomadas. Ela lamenta que as crianças estejam em casa sem realizar as atividades escolares.

Vários pais de alunos vão até o colégio e encontram o portão trancado. A única resposta que recebem é que não há previsão para a retomada das aulas. (Foto: Jorge Martins/Imirante)

A princípio, pais de alunos e moradores da região afirmaram que se tratava de uma torre de telefonia celular, mas a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a torre é da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit). Por meio de nota, a Semed se manifestou a respeito do assunto. Leia na íntegra:

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que assim que tomou conhecimento da situação tomou as providências necessárias para manutenção da torre. Entre as ações, a fim de preservar a integridade física dos alunos e funcionários da escola, as aulas foram suspensas na sexta-feira (13). Os alunos serão deslocados para outra Unidade de Educação Básica enquanto as obras acontecem na U.E.B. Miguel Lins. A Semed ressalta ainda que os 200 dias letivos estão assegurados aos alunos da Unidade de Educação Básica “Miguel Lins”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.