SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís está garantindo mais uma grande obra para o Coroadinho. Na manhã deste sábado (20), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado de secretários e lideranças comunitárias do bairro, assinou a ordem de serviço para execução da reforma da Unidade Mista do Coroadinho. Serão realizadas adequações em toda a estrutura física da unidade de saúde, que abrangem reparos na parte elétrica, cobertura (telhado) e rede hidráulica.
Para a obra, estão previstos recursos da ordem de R$ 650 mil, a serem implantados na revitalização de todas as dependências e dos 22 leitos. A unidade é referência em atendimento para moradores das áreas adjacentes e os investimentos vão garantir a qualidade do serviço. O prazo para a conclusão das obras é de 90 dias.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior reafirmou o compromisso da atual gestão em atender às reivindicações da comunidade e firmar parcerias com a população para sanar os problemas. O prefeito garantiu, ainda, a construção de um posto de saúde na região, além de uma escola e uma creche. Os processos licitatórios serão iniciados nos próximos meses.
“Hoje é um dia de muita importância. Começamos a nossa gestão com muitas dificuldades orçamentárias, mas felizmente, depois de superados alguns obstáculos, estamos agora dando ritmo às ações que vão proporcionar um salto de qualidade em vários setores da cidade. A nossa felicidade é poder cumprir mais uma meta, cumprimentar o cidadão e garantir a ele hospitais de qualidade para cuidar da saúde da sua família”, declarou.
O secretário de Saúde, César Felix, destacou a execução de outras reformas em unidades de saúde de diversos bairros na capital. “O que estamos fazendo é apenas o começo. Temos muitos planos de investimento na saúde para o Coroadinho e para toda São Luís”, salientou Félix. “Essa unidade mista realiza mais de cinco mil atendimentos mensalmente, então é necessário que o ambiente seja digno e humano para todas as pessoas atendidas. É a nossa missão como gestores dessa cidade”, enfatizou.
A Unidade funciona ainda como urgência/emergência 24 horas, dotada de leitos para internação, laboratório e pequenas cirurgias. No último mês, foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos de urgência e emergência, sendo 535 em crianças e 3.224 em adultos. Além do próprio bairro, a Unidade também é referência no atendimento a pacientes de bairros como o João Paulo, Filipinho, Anil e Fátima.
A dona de casa e líder comunitária Lorença Soares, 55, que mora no Coroadinho há 36 anos, acompanhou a assinatura da ordem de serviço e parabenizou a gestão Edivaldo Holanda Júnior pela medida, relembrando a luta da comunidade para que as reformas chegassem. “Essa unidade tava quebrada há tempos. Pedimos a vários gestores que a reforma viesse, mas não veio. A gente confia muito que dessa vez vá dar certo e a gente vai ter saúde decente”, disse.
Na solenidade, foi definida uma comissão, formada por líderes comunitários e moradores, que será responsável por fiscalizar o andamento das obras. Estiveram presentes no ato da assinatura os secretários Rodrigo Marques (Governo), Márcio Jerry (Comunicação), José Silveira (Obras e serviços públicos), Antônio Araújo (Urbanismo e Habitação), Andréa Lauande (Criança e Assistência Social), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), além de secretários adjuntos e os vereadores Professor Lisboa (PCdoB) e Helena Duailibe (PMDB).
Outras ações
No dia 1º de julho, o prefeito assinou ordem de serviço autorizando a pavimentação de 482 vias na região do Polo Coroadinho. Estão sendo realizados serviços de terraplanagem, drenagem superficial e profunda, meio-fio, sarjetas e calçadas, pavimentação e sinalização das vias, beneficiando milhares de famílias moradoras da região.
São R$ 36 milhões em recursos do FGTS, através do Programa Pró-Transporte (PAC Pavimentação), para os serviços, totalizando 62 km de pavimentação. A obra contemplará Vila Natal, Coroadinho, Bom Jesus, Pindorama, Parque Timbira, Bom Jesus, São Sebastião, Vila Conceição, Vila Embratel, Sá Viana, Paraíso, entre outros
Foram entregues, ainda, 700 títulos de propriedade a moradores da região, que podem dizer agora que são proprietários de fato e direito de suas casas. A meta, até o final da gestão, é de entregar mais de 10 mil títulos de propriedade a milhares de famílias em São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.