Saúde

Semana de saúde preventiva do homem é realizada em SL

A Sejap planeja dar continuidade a esta ação no período de 18 a 25 de agosto.

Divulgação/Sejap

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - Atividades preventivas de saúde estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), através das coordenações de Saúde e Assistência Social do órgão, nas unidades prisionais de São Luís. As ações são alusivas ao Dia do Homem, comemorado nacionalmente em 15 de julho e estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O evento foi iniciado na terça-feira (16), no Presídio São Luís I (PSL I), com a realização de testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras e apresentação de slides sobre higiene pessoal e cuidados preventivos contra o câncer de pênis.

Conforme destacou o educador social e servidor da Sejap, Airton Ferreira, o estado do Maranhão ostenta o triste título de campeão nacional em amputações de pênis causadas por câncer. "Muitas vezes a falta de informação e de cuidados adequados com a higiene corporal, termina sendo uma porta aberta para o desenvolvimento dessa grave doença que tem mutilado muitos homens". Ressaltou.

Abrangência

Vinte internos do PSL I participaram da atividade. Durante os exames alguns foram diagnosticados com pressão arterial elevada e glicemia alterada. Os mesmos precisarão refazer os exames. Eles serão encaminhados pelo Núcleo de Saúde da Sejap para a realização dos mesmos.

Na quarta-feira (17), as atividades foram realizadas na Casa de Detenção (Cadet). Lá também foram realizados testes de HIV/AIDS. No dia 18, na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas, e na sexta-feira (19), no Presídio Feminino (PP). Na próxima semana será a vez dos internos do Presídio São Luís II receberem as equipes compostas por enfermeiros, assistentes sociais, educadores sociais e técnicos em enfermagem.

Segundo informou a coordenadora de Assistência Social da Sejap, Rayanna Araujo, com os testes, será possível fazer um diagnóstico da saúde do preso e em casos comprovados de diabetes, hipertensão e HIV/AIDS os internos receberão assistência à saúde e nutricional adequadas.

A Sejap planeja dar continuidade a esta ação durante a Semana do Encarcerado que será realizada no período de 18 a 25 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.