SÃO LUÍS - O regulamento e as propostas de programação da 5ª Conferência Estadual das Cidades serão os temas principais da17ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades, que acontecerá de segunda (15) a quarta-feira (17), no auditório da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No encontro, também serão avaliadas as Conferências municipais, realizadas no período de março a julho deste ano.
As Conferências das Cidades são fóruns de discussões que servem para ajudar na definição das políticas públicas de Habitação, Planejamento Urbano, Saneamento, Transporte e Mobilidade. Os eventos realizam-se a cada três anos. O tema desta 5ª edição é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”
O secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Frederico Burnett, ressaltou que em 2010 apenas 70 municípios realizaram as conferências. “Este ano, os 217 realizaram os eventos o que representa um acréscimo de aproximadamente 200% em relação à edição anterior”, destacou. “Dessa forma, 840 delegados irão participar da 5ª Conferência Estadual representando todas as cidades do estado”, enfatizou Burnett.
O secretário de Estado das Cidades e presidente do Conselho Estadual das Cidades, Hildo Rocha, disse que o expressivo aumento do número de participantes deve-se ao apoio recebido de organismos estaduais e ao empenho da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades de organismos estaduais. “A governadora Roseana é municipalista e reconhece a importância desses eventos, que são oportunidades para o aprimoramento das propostas de políticas públicas que irão resultar em melhorias para população maranhense”, destacou Rocha.
Continua após a publicidade..
O secretário ressaltou que, este ano, o Maranhão serviu de exemplo para muitos estados. “Recebemos pedidos de material e orientações para a criação de Conselhos e outros procedimentos indispensáveis para a realização das etapas municipais da 5ª Conferência das Cidades. Isso é motivo de orgulho, confirma a capacidade da Secretaria Executiva do Conselho Estadual das Cidades”, enfatizou.
Segundo Hildo Rocha, a criação de canais virtuais, a realização do Seminário de Mobilização, a dedicação da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades, o empenho dos conselheiros validadores, o apoio da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e também dos Consórcios Intermunicipais de Administração, foram fatores decisivos para o sucesso obtido.
“Isso nos dá a certeza de que a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que iremos realizar de 22 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, será mais uma ação exitosa patrocinada pelo Governo do Maranhão”, completou Rocha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias