Protesto

Aluisio Mendes se reúne com representantes do Itaqui-Bacanga

No protesto, foram reivindicadas várias demandas para melhorias do serviço público.

Divulgação/ SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - O secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, esteve reunido, nesta segunda-feira (24), com representantes da manifestação ocorrida na Avenida dos Portugueses. A comissão representava moradores dos 56 bairros localizados na área Itaqui-Bacanga. No protesto, foram reivindicadas várias demandas para melhorias do serviço público.

O encontro foi acompanhado pela delegada geral, Maria Cristina Menezes; superintendente de Polícia Civil do Interior, Katherine Chaves; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno; e o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Celso Jardim.

Em relação à segurança, o grupo pleiteava a reativação do trailer da PM, melhorias no 16º Distrito Policial da Vila Embratel e aumento no policiamento em toda aquela área. Aluisio Mendes garantiu a eles que deve inaugurar uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) com o mesmo padrão da Vila Luizão. A nova unidade da PM terá cerca de 90 homens atuando em todo o eixo Itaqui-Bacanga, e deverá entrar em funcionamento no início de 2014, após a conclusão do concurso público.

“Sabemos da importância do eixo Itaqui-Bacanga e por isso pretendemos entregar àquela comunidade uma USC, que vai garantir o clima de paz e segurança aos moradores, a exemplo da Vila Luizão, onde conseguimos reduzir em 98% as ocorrências”, disse Aluisio Mendes, lembrando que o Sistema de Segurança tem um déficit de efetivo, mas que com a conclusão do processo de formação do Concurso Público, mais 2.500 profissionais deverão ampliar os quadros das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.

O gestor da pasta da Segurança Pública também assegurou que irá solicitar aos técnicos responsáveis pelo Sistema de Videomonitoramento, a viabilidade de instalação de uma ou duas câmeras em pontos estratégicos do local, o que dará uma maior mobilidade e aumentará a produtividade das polícias. “Vamos priorizar a colocação dessas câmeras no Itaqui-Bacanga, visto que o trailer já é uma forma de policiamento que está comprovadamente ultrapassado. Com o monitoramento 24 horas, as polícias poderão atuar de maneira mais forte no combate ao tráfico de drogas e outros crimes que estão ocorrendo nesta localidade”.

Já as ações da Polícia Civil receberão um incremento com a mudança de toda a equipe e ainda a incorporação de mais dois investigadores para o 16º DP. A delegada geral já confirmou que o delegado Danilo Veras, com uma nova equipe de investigadores e escrivãs, deverá assumir a delegacia.

Ficou acertado ainda que a SSP deve promover no mês de julho, uma audiência pública para tratar da segurança com as comunidades da área, na qual será apresentada a nova equipe do 16º DP.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno informou que a PM fará um grande trabalho de inteligência para identificar criminosos, pontos de tráfico e áreas de risco a fim de montar uma força-tarefa para coibir a violência em todos aqueles bairros. “Vamos deflagrar um patrulhamento diferenciado visando identificar e prender todas essas pessoas que estão agindo nessas localidades”, ressaltou o comandante do CPM.

“Estamos sempre dispostos a dialogar com a população dos assuntos referentes à Segurança Pública e esperamos contar com o apoio dos moradores para tentarmos resolver os problemas daquele eixo”.

O membro do Conselho Tutelar, João Costa, reafirmou que os moradores darão apoio para que o Sistema de Segurança possa desenvolver um trabalho amplo para atender aos anseios das comunidades. “Foi uma reunião produtiva. Estamos gratos com a atenção do secretário em nos ouvir e em ter garantido que adotará várias medidas de melhorias e mudanças em benefício de todas as famílias que residem naquelas localidades”, disse.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.