Educação

Comitê metropolitano do "Mais Educação" discute novas ações

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Com o objetivo de rediscutir a atuação política e implementar as ações no Maranhão, os integrantes do Comitê Metropolitano do Programa Mais Educação reuniram-se nesta sexta-feira (14) durante encontro de trabalho promovido pela Secretaria de Educação (Seduc). Na abertura do encontro, a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, frisou que a função do comitê é fomentar o regime de cooperação com os municípios para vencer os desafios de fazer educação de qualidade e com responsabilidade em um estado com as dimensões territoriais do Maranhão.

Ao abrir a 9ª reunião ordinária do Comitê Metropolitano do Programa Mais Educação, a secretária-adjunta disse que consta do planejamento estratégico da Seduc a utilização da mediação tecnológica para universalizar o ensino médio em todo o Estado.

A superintendente de Educação Básica, Lucinete Fernandes Vila Nova, destacou que com a implementação das ações, o comitê vai otimizar a rediscussão das políticas de universalização do ensino médio e a construção do regime de colaboração com os municípios, prioridades da Seduc.

Ela explica que, além de retomar o diálogo, o comitê do Programa Mais Educação é um órgão colegiado independente, de caráter consultivo, propositivo e orientador, instituído pela Seduc, em parceria com coordenadores, gestores, articuladores e colaboradores dos setores públicos estadual, municipal e federal.

É também um espaço democrático, constituído com o objetivo de acompanhar a execução do programa, viabilizando a participação social a fim de qualificar a gestão e a interlocução entre as políticas públicas na perspectiva de articular e integrar os diferentes atores, no que se refere a implementação da educação integral.

Durante a reunião de trabalho foram discutidos temas como a adesão das escolas das redes estadual e municipal ao programa, necessidades apresentadas pelas escolas, formação para monitores, socialização das reuniões do grupo de estudos sobre educação integral e a realização de um seminário sobre a regulamentação do comitê metropolitano em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o ministério da Educação (MEC).

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.