BRASÍLIA - Os municípios brasileiros já estão engajados no processo de construção da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014. As conferências municipais são a primeira instância de debates para a elaboração de propostas a serem encaminhadas às etapas estadual e nacional.
As primeiras conferências municipais ordinárias foram realizadas em João Pessoa (PB) e Itupiranga (PA) e, nos dias 10 e 11 de maio, a cidade de Anápolis recebe a primeira conferência intermunicipal de Goiás. O encontro terá a participação de 800 representantes de 29 municípios e poderá ser acompanhado no portal do Ministério da Educação.
De acordo com o coordenador da comissão especial de monitoramento e sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Arlindo Cavalcanti de Queiroz, a etapa municipal é a mais importante. "As propostas que saem das conferências municipais, discutidas com a sociedade, oferecem contribuições consistentes que vão ajudar na definição das políticas de educação e nos rumos do ensino em nosso país", disse.
As cidades que organizarem conferências municipais e intermunicipais ordinárias, previstas no regimento interno aprovado pelo FNE, devem entrar em contato com o fórum de educação do estado para cadastrar o encontro no Sistema de Eventos da Conae. Os municípios que pretendem realizar conferências livres, presenciais e virtuais podem procurar na internet a Rede Social do Conae para divulgação.
A Conae permite à sociedade participar do desenvolvimento da educação nacional. Ela reúne estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada de modo geral para discutir os principais temas da educação, da creche à pós-graduação.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.