tre

MA discute temas em Colégio de Presidentes de TREs

Redistribuição de cargos e reforma política foram alguns dos temas discutidos pelo Estado no evento.

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A cidade de Fortaleza sediou nesta quinta e sexta-feira o 59ª Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O Maranhão levou o tema “redistribuição de cargos” para ser discutido durante o evento. A apresentação foi feita pelo servidor Willdickson Silva Reinaldo, coordenador técnico da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Para o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, presidente do TRE-MA, a proposta é importante para amenizar a falta de servidores existentes na Justiça Eleitoral.

Os presidentes, cientes desta problemática, decidiram, à unanimidade, encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral pedido para regulamentação do assunto.

A presidente do TSE participou do evento e, em pronunciamento, reafirmou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) em todos os tribunais regionais até 2014. No TRE maranhense, a expectativa é que o PJE seja disponibilizado ainda este ano.

Quanto à biometria, Carmén Lúcia disse que será deflagrada campanha nacional no rádio e na televisão após o dia 25 de abril.

Outros temas

O juiz Marlon Reis (59ª Zona Eleitoral - Maranhão) tratou da reforma política. Os outros assuntos levados para debate do grupo foram: execução de multas eleitorais, mesário voluntário e proposta de critérios para a seleção dos processos de trabalho do 1º grau.

Os diretores-gerais também se reuniram para discutir assuntos de interesse dos seus Regionais, oportunidade em que apresentaram proposta aos presidentes para deliberação e eventual encaminhamento ao TSE.

O Encontro – que encerrou com a leitura e aprovação da Carta de Fortaleza - foi palco ainda do lançamento do livro comemorativo aos 80 anos da Justiça Eleitoral no Ceará.

*Com informações do TRE-MA

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.