Saúde

Melhora o atendimento em hospitais de Bacabal

Mirante FM de Bacabal

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

BACABAL - A nova administração do município encontrou a saúde praticamente desativada. Segundo o secretário de Saúde, Hidalgo Léda, os hospitais estavam sem médicos, sem remédio e sem equipamentos para realizarem procedimentos básicos da população. Em pouco mais de dois meses, o atendimento a saúde começa a melhorar. Equipamentos novos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde, são eles: dois de raio-X fixo de 300 e 500 mil âmperes, um ultrassom cardíaco, 1 coposcópio que serve para examinar o útero da mulher, 41 detectores fetais, 1 laringoscópio, 1 sistema de vídeoendoscopia, 1 sistema de videolaparoscopia, 1 autoclave para esterilizar material cirúrgico, 1 aparelho de fisioterapia e 1 ultrassom para fisioterapia.

Estatística

Outra unidade de saúde que também teve seus atendimentos humanizados foi o Materno Infantil. O hospital que conta com 50 leitos e dispõem hoje de consultas obstétricas, ginecológicas e pediátricas, ultrasonografia, consultas neonatais, exames laboratoriais, teste do pezinho e vacinas. Pela estatística, em dezembro foram realizados 1.314 atendimentos. Em Janeiro estes atendimentos subiram para 3.496 e em fevereiro 3.363, sem contar o número de partos normais que fechou janeiro e fevereiro na casa dos 100. Já as cesarianas passaram de 25 em dezembro de 2012 para 66 em janeiro e 59 em fevereiro.

UBS

Em Bacabal existem 22 Unidades Básicas de Saúde as chamadas UBS. Todas estavam praticamente fechadas e sem as equipes do PSF Programa Saúde da Família. No atual governo, já foram implantadas 40 equipes do Programa Saúde da Família e 15 Postos de Saúde foram reabertos. Segundo o secretário de saúde, o governo vai construir mais duas Unidades Básicas de Saúde sendo uma no bairro Novo Bacabal e outra no bairro Juçaral.

Prevenção

A Secretaria de Saúde já realizou várias campanhas preventivas, entre elas destaque para a DST/AIDS no carnaval, Saúde na Escola, campanha de Combate a Hanseníase e a Influenza.

Samu

Em Bacabal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encontrado totalmente deficitário. O 192 estava fora do ar e uma única ambulância fazia o atendimento em toda grande Bacabal. Hoje o sistema está normalizado e 10 ambulâncias bem equipadas fazem o socorro das emergências da cidade, sendo duas delas com UTI Móvel.

Provab

É o Programa de Valorização da Atenção Básica que passa a integrar o sistema de saúde de Bacabal disponibilizando de inicio 11 médicos para a zona rural.

UPA

O município de Bacabal foi contemplado com esta Unidade de Pronto Atendimento Avançada - UPA III. Aprovada pela portaria 132 de 1º de fevereiro de 2013 a UPA de Bacabal que irá contar com seis médicos terá capacidade para atender 450 pacientes por dia em seus 15 leitos.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.