SÃO LUÍS - Com o objetivo de discutir as matrizes de referência da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática, que acontecerá no mês de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), está realizando encontros formativos com professores e gestores da rede municipal de ensino.
"A ação faz parte da política da Seduc para fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e municípios, apoiando as secretarias municipais de educação, para elevar os indicadores educacionais a partir da melhoria da qualidade do ensino", explicou Vera Lucia Gonçalves Pires, supervisora de Avaliação Educacional da Seduc.
Ela acrescentou que os encontros estão ocorrendo em municípios maranhenses, reunindo gestores escolares, coordenadores pedagógicos, a equipe de acompanhamento técnico-pedagógico das secretarias e professores do 1º ao 5º de Língua Portuguesa e Matemática.
"Estamos discutindo componentes curriculares que são avaliados na Prova Brasil - Língua Portuguesa (trabalhando questões ligadas à leitura) e Matemática (com o foco em resolução de problemas)", detalhou a supervisora.
Silvia Gama, da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de Itapecuru Mirim, que participou do encontro realizado, nesta quarta-feira (20), no município, destacou que a ação foi fundamental para discutir a avaliação educacional. "Foi muito importante para o nosso fazer educacional. Trouxe-nos uma visão mais ampla sobre a avaliação. A expectativa é que a educação melhore", ressaltou.
Nesta quarta-feira, o encontro reuniu, em Itapecuru, cerca de 150 pessoas. Nesta quinta-feira (21) será a vez dos municípios de Santa Inês e Rosário.
Provinha Brasil
A Seduc realiza até sexta-feira (22), a aplicação da 2ª etapa da Provinha Brasil 2012 de Leitura e Matemática. O exame acontece nas Unidades Regionais de Educação (UREs) de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos e Viana.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica de iniciativa do Governo Federal organizada pelo Inep/MEC e realizada pelas Secretarias Estaduais e Municipais, que envolve supervisores escolares, gestores escolares, docentes e discentes no processo de execução.
A aplicação da 2ª etapa da Provinha Brasil deveria ter acontecido no final do ano de 2012. Porém houve um atraso no envio do material pelo Inep, recebido somente em janeiro deste ano pelas Secretarias Estadual e municipais. Como esses alunos estão iniciando o 3º ano do Ensino Fundamental, a aplicação dessa avaliação será realizada, excepcionalmente, nessas turmas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.