VATICANO â O ministro das RelaçÔes Exteriores, Antonio Patriota, negou nesta quarta-feira (20) que ocorra âum vazioâ na Embaixada do Brasil na ItĂĄlia. Ele disse que o encarregado de negĂłcios, o diplomata LuĂs Henrique Sobreira Lopes, Ă© o responsĂĄvel pela representação, enquanto o novo embaxaixador Ricardo Neiva Tavares prepara sua chegada a Roma para as prĂłximas semanas. Segundo o chanceler, essa Ă© uma situação normal.
âNĂŁo existe vazioâ, disse Patriota. âQualquer chancelaria no mundo enfrenta a mesma situação: a rotação de embaixadores em intervalos regularesâ, acrescentou. O ministro acompanha a presidenta Dilma Rousseff, que se encontra hoje com o papa Francisco, no Vaticano. âO Itamaraty [MinistĂ©rio das RelaçÔes Exteriores] estĂĄ acostumado a isso.â
Patriota lembrou que durante o processo de transição entre embaixadores â JosĂ© Viegas Filho substituĂdo por Neiva Tavares â houve a renĂșncia do papa emĂ©rito Bento XVI, no Ășltimo dia 28, o conclave (para a eleição do sucessor) e o inĂcio do pontificado do papa Francisco, inaugurado ontem (19).
âO que era inesperado, a situação do Sumo PontĂfice com a renĂșncia, e a troca [de embaixadores] coincidiu com a mudança na embaixada em Roma, o que pode acontecer em qualquer chancelariaâ, ressaltou o ministro.
Patriota reiterou, porĂ©m, que em momento algum a Embaixada do Brasil ficou vazia. âMesmo antes da aprovação do nome do embaixador Ricardo Neiva Tavares, a titularidade estava com o encarregado de negĂłcios [diplomata Sobreira Lopes]. O novo embaixador [Neiva Tavares] chegarĂĄ dentro de algumas semanas para colocar a casa em funcionamento.â
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.