SÃO LUÍS - Representantes de 23, das 31 entidades que compõe a Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (COEMA) se reuniram, na sexta-feira (8), em São Luís. Ficou decidido que o Maranhão vai contar com conferências regionais nos municípios de Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar.
Também ficou acertado que São Luís sediará a Conferência Estadual. As datas e o número de delegados serão definidos em reunião a ser realizada nesta sexta-feira (15), às 8h, no auditório do prédio anexo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), na Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau, São Luís, quando, também será definido o regimento da COEMA.
Na reunião de sexta-feira, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia, apresentou estratégias da Comissão Interna da Sema para mobilizar o maior número de municípios maranhenses.
As conferências reunirão representantes do poder público, de organizações não governamentais, movimentos sociais, empresários, instituições financeiras e agências de desenvolvimento. A finalidade é construir um espaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional do meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular, com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento sustentável para o país.
"A comissão organizadora vai balizar os critérios para a realização da conferência regional e as municipais, com o apoio de instituições como a Universidade do Federal Maranhão que está participando da comissão”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação, Fernando Carvalho Silva.
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que conta com campi em várias regiões do Maranhão, vai ajudar na mobilização. "Temos alunos de diferentes níveis de ensino e pessoas que entendem dos assuntos a serem discutidos nas conferências. São profissionais que trabalham e pesquisam sobre a melhoria da eficiência, diminuição de desperdiço e reaproveitamento de materiais", explicou o diretor do Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais do IFMA, Ozélito Amarante Júnior.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.