Sine

Salas de aula começam a funcionar nas Agências do Sine de Bacabal, Chapadinha e São Luís

Divulgação/ Setres

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Começaram a funcionar, nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Bacabal, Chapadinha e São Luís, na quinta-feira (7), as três primeiras salas de aula para cursos de qualificação oferecidos pelo Maranhão Profissional, fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O secretário do Trabalho, José Antônio Heluy, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional para os diversos municípios maranhenses, especialmente os que ainda não contam com a presença do Cetecma.

“A inauguração dessas três primeiras salas traduz o clima de parceria entre as secretarias de estado, o que evidencia ações que advém do esforço conjunto do Governo em levar aos cidadãos maranhenses o que é necessário para que o Maranhão possa se desenvolver e dar oportunidade a todos que aqui vivem”, assegurou Heluy.

Aula inaugural

Também na quinta-feira (7), aconteceu a aula inaugural dos cursos do primeiro trimestre de 2013 do Cetecma. A solenidade aconteceu em Timon, contando com a participação da governadora Roseana Sarney e dos secretários Luis Fernando (Infraestrutura), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rosane Guerra (Ciência e Tecnologia) e Aluísio Mendes (Segurança). A aula foi retransmitida simultaneamente para os 11 polos de educação à distância mantidos pelo Cetecma e mais as três salas de aula das agências do Sine de Bacabal, Chapadinha e São Luís.

Em Bacabal, a aula inaugural foi acompanhada, via satélite, pelo secretário José Antônio Heluy (Trabalho), pelo prefeito José Alberto Veloso; pelo deputado federal Alberto Filho; e pelo deputado estadual Roberto Costa. De Chapadinha, a transmissão foi assistida pelo Coordenador Executivo do Maranhão Profissional, Fernando Lima; pela prefeita Dulcilene Belezinha; e o secretário municipal de Trabalho, Zezinho Lima. Em São Luís, a coordenadora da parceria Setres/Cetecma, Elizabeth Azevedo, acompanhou os trabalhos.

Continua após a publicidade..

José Antônio Heluy lembra que a chegada das salas de aulas fruto da parceria Setres/Cetecma atende a uma parcela da juventude que estava desassistida pelo programa Estágio Viva Meu Primeiro Emprego. “O principal critério para incluir os municípios no programa é que haja oferta de cursos de qualificação profissional para os jovens da cidade”, esclareceu. “Essa aula inaugural é a porta de entrada dos jovens de Bacabal e de Chapadinha no programa”, garantiu.

Revitalização

O incremento das ações das agências do Sine nos municípios maranhenses atende a uma proposta de revitalização do serviço, que está ampliando o leque de atuação da Setres no interior do estado. O novo modelo a partir da revitalização inclui a implementação de uma sala exclusiva para a oferta de cursos de qualificação do programa Maranhão Profissional, oferecidos pelo Cetecma, buscando consolidar a fórmula qualificação profissional - encaminhamento para o mercado, que se mostra a maneira mais eficiente para o crescimento dos índices de emprego formal.

Além da qualificação profissional, as Agências do Sine passarão a emitir carteiras de trabalho eletrônica. Em São Luís, a emissão já teve início desde fevereiro. Em Bacabeira, será iniciada nesta segunda-feira (11). Imperatriz, Codó, Balsas e as outras 11 cidades que possuem agência do Sine serão beneficiadas com a oferta do serviço. Em Itapecuru-Mirim, onde o Sine está em fase de instalação, já está garantida a emissão da CTPS eletrônica.

O projeto recebeu amplo apoio dos prefeitos, que já esperavam por um maior apoio da Setres aos trabalhadores que estão nos municípios do interior do estado. “Estamos muito gratos por esta preocupação com o nosso município, que tem crescido como poucos no estado e a qualificação profissional e o acesso à CTPS é algo dque esperávamos há muito tempo”, destacou o prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.