SÃO LUÍS - Uma fuga em massa foi desarticulada, nesta madrugada, no Centro de Detenção Provisória (CDP), conhecido como o 'Cadeião". Durante a tentativa de fuga foi utilizado dinamite. Os detentos ainda conseguiram explodir o muro do CDP com o auxílio de comparsas que estavam do lado de fora do presídio. Os nove internos do pavilhão Delta estavam tentando fugir, mas foram impedidos por agentes penitenciários.
Segundo o secretário-adjunto da Administração Penitenciária, João Bispo Serejo, o plano de fuga já vinha sendo monitorado.
- Cerca de 20 detentos planejavam fugir. A maioria deles é traficante, asssaltantes de bancos. Gente de alta periculosidade e articulada. Seria uma fuga em massa que os nossos agentes conseguiram desarticular. Nove internos que já estavam fugindo foram flagrados e levados para delegacia para investigação - disse.
Indagado sobre a dinamite utilizada na tentativa de fuga, Bispo Serejo garantiu que esses detentos tiveram o suporte de gente do lado de fora o que também será investigado pela polícia. A Secretaria-Adjunta de Administração Penitenciária (Sejap) está fazendo um levantamento para divulgar a relação de presos que tentaram fugir do presídio.
O secretário demonstrou a sua preocupação com a superlotação no "Cadeião".
- O Centro de Detenção Provisória (CDP) está superlotado. Temos mais de 700 homens e todos eles são de alta periculosidade. E todo dia chegando mais. O governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, estão empenhados na inauguração de unidades prisionais para atender a demanda - assegurou.
Em nota, a Sejap informou que está investigando o caso, com o objetivo de identificar os autores da explosão do muro e de quem partiu a ordem para efetuar tal ação.
Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.