IPVA

Gestor do IPVA tira dúvidas sobre a cobrança do imposto

Jânio Miranda afirmou que o consumidor tem dificuldade em escolher a forma de pagamento.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS – Desde o início de 2013, a consulta aos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 já está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Segundo o gestor do IPVA, Jânio Miranda, o sistema dá a opção ao contribuinte de emitir o boleto para efetuar o pagamento, facilitando para o consumidor.

Porém, de acordo com o gestor, esta, ainda, é uma dificuldade encontrada pelo consumidor. “Batemos forte em informar que não há necessidade de emitir o boleto em qualquer situação. A emissão é necessária em locais que não têm o Banco do Brasil ou correspondentes bancários, como a agência dos Correios ou a Extrafarma, por exemplo”, ponderou Jãnio Miranda.

O pagamento do imposto pode ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. A partir deste mês, débitos do IPVA de exercícios anteriores, poderão ser regularizados em até 12 parcelas. Para o gestor, essa é a oportunidade dos proprietários de veículos quitarem seus débitos, evitando que sejam lançados em dívida ativa.

Além da dúvida na emissão do boleto, para Jânio Miranda, outra dúvida frequente é o parcelamento da dívida, que pode ser feito não somente pelo proprietário, mas, também, pelo arrendatário, desde o dia 1º de fevereiro. Empreendedores coletivos, taxistas e pessoas com deficiência física tem isenção no pagamento do IPVA.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.