SÃO LUÍS - Estiveram reunidos nesta sexta-feira (1º), na sede da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o secretário José Antônio Heluy, e o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, que estava acompanhado de ampla comitiva, formada por vereadores e secretários municipais.
A reunião reafirmou a parceria entre a Setres e a prefeitura, retomada ainda durante o mês de janeiro, para a instalação da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itapecuru-Mirim, a primeira da região do Vale do Itapecuru.
O secretário Heluy garantiu dedicação total da equipe técnica da Setres para o andamento da instalação e prevê a oferta do serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social informatizada na agência do Sine em Itapecuru-Mirim. "Estamos implantando na Grande Ilha e começamos a traçar a estratégia de implantação no interior do estado, dando prioridade às localidades que ainda não emitem o documento", assegurou.
Além da captação de vagas e do encaminhamento de trabalhadores para o mercado de trabalho, a nova agência deverá funcionar com os setores de orientação profissional e qualificação para trabalhadores, por meio da implantação de uma sala de aula para educação à distância do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).
O prefeito Magno Amorim informou à equipe da Setres que o prédio para implantação da Agência de Trabalho já está à disposição do serviço. "Com a vinda do Cetecma, junto com a agência do Sine, reservamos um prédio bem localizado e que já possui a estrutura exigida pelo órgão", esclareceu o prefeito.
Conselho do Trabalho
Anterior à instalação do Sine no município, a administração municipal e a Setres deram início à implantação do Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda, de composição tripartite - reunindo representantes do poder público, trabalhadores e empregadores locais. O Conselho já possui titulares, que deverão ser empossados ainda este mês.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.