SÃO LUÍS - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou, nesta semana, o projeto "Soldado cidadão". As atividades consistem em cursos de curta duração ministrados por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Até o próximo dia 8 de fevereiro, serão realizados em Alcântara os cursos de aprendizagem em pedreiro de alvenaria e panificação. Participam da atividade no CLA, parte do efetivo de Soldados de 1ª e 2ª classes engajados ou reengajados. O principal objetivo do projeto é oferecer, ao jovem incorporado ao Comando da Aeronáutica, capacitação técnico-profissional básica por meio de cursos que ofereçam perspectivas de melhores condições para ingresso no mercado de trabalho.
A abertura do projeto "Soldado cidadão" contou com a presença do coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA. Em uma conversa com os participantes do projeto, o coronel Demétrio enfatizou a importância dos cursos para a capacitação profissional do jovem que serve à Força Aérea, na medida em que ao término do tempo de serviço militar possam estar aptos e em condições de exercer funções em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O projeto é promovido pelo Ministério da Defesa e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no âmbito das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Pelo projeto instituições do terceiro setor oferecem cursos profissionalizantes aos militares das primeiras patentes fornecendo a capacitação dos jovens por intermédio desses cursos de forma a lhes proporcionar qualificação social e profissional complementando sua formação cívico-cidadã. No CLA, a atividade é coordenada pela Seção de Assistência Social e deve promover, ainda este ano, os cursos de "Montagem de computador" e "Mecânica básica".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.