SÃO LUÍS – Ocorre nesta terça-feira (18), às 17h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a diplomação dos candidatos eleitos em 2012 na capital maranhense. Serão diplomados, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), além dos 31 vereadores e suplentes – veja a lista completa de parlamentares. A diplomação do prefeito é realizada, tradicionalmente, na sede da Câmara Municipal, mas, este ano, em função da reforma que está sendo realizada no prédio, para receber mais 10 vereadores a partir de 2013, o local da cerimônia teve que ser alterado. A solenidade é aberta ao público.
A solenidade será presidida pelo juiz eleitoral Jamil Aguiar da Silva, titular da 76ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA). De acordo com o magistrado, a diplomação torna os candidatos eleitos aptos a exercerem suas funções a partir de 1º de janeiro de 2013. "Se trata de uma imposição legal. A lei prevê que, depois de realizadas as eleições, verificados os resultados, aqueles aprovados serão diplomados. A diplomação é a consumação, é o fechamento das atividades da Justiça Eleitoral em relação às eleições. Esse ato é indispensável. A partir daí, os eleitos estarão liberados para o ato político que é a posse", disse à reportagem do Imirante na manhã desta terça-feira.
Continua após a publicidade..
Questionado se, mesmo após a diplomação, podem haver alterações, o magistrado afirma que, na capital maranhense, todos os candidatos estão em situação regular com a Justiça Eleitoral e, portanto, aptos a serem diplomados e tomar posse dos cargos. "Em São Luís, não. Até porque as situações de candidaturas aqui de São Luís, até onde se sabe, estão todas consumadas. Agora, evidentemente, é possível que haja modificações em alguns lugares no interior do Maranhão", completa. Nas cidades do interior do Estado, as cerimônias de diplomação devem ocorrer até esta quarta-feira (19).
Saiba Mais
- Eleições 2014: Justiça Eleitoral alerta sobre e-mails falsos
- Prazo para eleitor justificar ausência termina nesta quinta
- Sebastião Madeira é empossado, e Hamilton Miranda reeleito para Câmara
- Em 59 municípios não haverá posse de prefeitos eleitos
- Edivaldo Holanda Jr. toma posse na tarde desta terça (1º)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias