Sistema Italuís

Fornecimento deve ser retomado em 72 horas, garante presidente da Caema

Distribuição d’água foi interrompida em função do rompimento da adutora nessa madrugada.

Maurício Araya/Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS – Em entrevista ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, na manhã desta terça-feira (18), o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), o engenheiro João Reis Moreira Lima, garantiu que o reestabelecimento do fornecimento d’água em São Luís – que foi interrompido em função do rompimento da adutora do Sistema Italuís, na madrugada, próximo ao Km 39 do Campo de Perizes – deve ocorrer em até 72 horas após a finalização dos trabalhos da equipe de técnicos e engenheiros da companhia no local. "Todas as equipes da Caema já se encontram em campo para resolver o problema. Acreditamos que até por volta do início da noite, 19h, esteja resolvido esse vazamento no campo de Perizes. A partir daí, nós vamos iniciar a pré-operação do sistema, acreditando que, num prazo de 72 horas, as regiões mais favorecidas, os pontos mais altos, já deverão contar com a água", disse – veja a lista completa de bairros afetados.

De acordo com ele, o problema só será resolvido por completo no prazo de um ano, quando forem concluídas as obras de construção de uma nova adutora, que vai dar maior confiabilidade ao sistema que capta água do rio Itapecuru, localizado no Km 56 da BR-135. "Essa obra já se iniciou no campo de Perizes. Nós já estamos fazendo a estrada de apoio de colocação à adutora, já estamos comprando as estacas e os tubos já estão sendo fabricados. Essa obra tem um prazo de conclusão de um ano. Com essa pronta, nós teremos uma confiabilidade operacional bem maior. Hoje, nós estamos trabalhando com vazões reduzidas para não ter um aumento de pressão na adutora para não ter novos rompimentos", completa.

* Com informações da Mirante AM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.