Educação

Parcerias para melhoria da educação básica são discutidas

Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

O secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, e o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, se reuniram nesta quarta-feira (28) para discutir parcerias visando a melhoria da educação básica.

Na ocasião, o reitor, acompanhado da coordenadora geral do Programa Darcy Ribeiro, Andrea Azevedo Cutrim, apresentaram, ao secretário, a estrutura do projeto, que foi desenvolvido pela Uema, com o intuito de ampliar o ensino superior no interior do Estado, mediante a introdução de cursos de licenciatura, com prioridade para as áreas de natureza, matemática e suas tecnologias.

O secretário Pedro Fernandes afirmou que a formação de docentes para a educação básica, no modelo desenvolvido pelo Darcy Ribeiro, é fundamental para elevar a qualidade educacional do Maranhão. "Futuras parcerias entre a Seduc e a Uema serão primordiais para melhorar o ensino no estado", destacou.

Para o Reitor José Augusto, as universidades têm que contribuir com o ensino básico do estado. "Não podemos nos furtar desse compromisso para com a educação básica do Maranhão. E o Darcy Ribeiro é um exemplo claro disso. Com o programa, iremos formar mais de 4,7 mil professores de Química, Física, Biologia, Matemática, História e Letras, em 186 municípios", apontou José Augusto.

Hoje, o Darcy Ribeiro é o segundo maior programa de formação de professores do país. Os cursos oferecidos pelo programa são presenciais e em períodos letivos regulares, com duração de três anos e meio.

"Estou muito orgulhoso de saber que a Universidade Estadual possui um programa de formação de professores com esse grau de excelência. Esse modelo de gestão deve ser priorizado e servir, como exemplo, para todo o país", concluiu Pedro Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.