Açailândia

Aged apreende quatro toneladas de queijo em Açailândia

O queijo clandestino pode estar infectado com doenças como a brucelose e a tuberculose.

Sagrima/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

Fiscais da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), em Açailândia, no sul do Estado, apreenderam, no último fim de semana, quatro toneladas e cem quilos de queijo mussarela, durante uma blitz de rotina realizada na BR 010, no município.

Dos queijos apreendidos, 3.650 kg estavam sendo transportados em um caminhão, com placa do estado do Ceará, escondidos embaixo de caixas de verduras e, 450 kg foram encontrados em um ônibus, pelos fiscais estaduais agropecuários, Josué Alves e Mateus Silva que, além da apreensão, também autuaram e multaram, no valor de R$ 4.100,00, os responsáveis pelo transporte inadequado do produto.

A operação realizada pela Aged-MA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), contou com o apoio da Polícia Militar.

O Chefe da Unidade Regional da Aged em Açailândia, Anísio José Rocha, informou que todo o queijo apreendido foi incinerado no lixão da cidade e fez um balanço das apreensões feitas pela regional de Açailândia, nos últimos três meses. "Contabilizamos até agora cerca de 11 toneladas de queijo e 5 mil litros de leite, apreendidos em nossa regional, nos últimos meses", informou Anísio.

Continua após a publicidade..

O diretor geral da Aged, Fernando Lima, falou sobre o trabalho de fiscalização realizado pela agência na região. "Dado o volume de produção de produtos lácteos clandestinos na região, a fiscalização por meio dessas operações é uma questão de saúde pública. Visamos, não somente, a retirada e inutilização desses produtos impróprios para o consumo, como, também, queremos coibir a sua produção, através de uma vigilância permanente", garantiu o diretor.

Queijo Clandestino

O queijo clandestino pode estar infectado com doenças como a Brucelose a Tuberculose. O consumo desse produto contaminado pode provocar infecção alimentar e até mesmo transmitir a doença para os humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.