SÃO LUÍS - A Justiça Federal obrigará o Governo do Estado a restaurar o Forte de Santo Antônio, localizado no bairro Ponta D’areia em São Luís, o monumento abriga desde os anos oitenta o Grupamento de Bombeiro Marítimo do Maranhão (GBMar). A liminar instaurada prevê que o Corpo de Bombeiros apresente em 90 dias um projeto de reforma do forte. Segundo a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o que motivou a ação civil pública foi à descaracterização do forte ao longo dos anos, por parte do grupamento de bombeiros.
A superintendente ressaltou que há dois anos solicitou ao corpo de bombeiros um projeto de reforma do forte, mas, não obteve respostas. “O Forte de Santo Antônio foi tombado isoladamente dos outros prédios históricos, não existe outro monumento com características iguais, e não poderia ser modernizado e descaracterizado como foi”, enfatizou.
O Forte de Santo Antônio é uma obra de arquitetura militar, construída no século XVII pelos franceses. Em 1980, foi restaurado e entregue ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com intenção de transformar o monumento em um museu para visitação pública. No entanto, o forte foi entregue aos cuidados do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.