SÃO LUÍS - No próximo sábado (10) será realizado o Dia H - Dia da Saúde do Homem, na Escola Mário Andreazza, no bairro da Liberdade, em São Luís, de 8h às 12h. Serão oferecidas ações preventivas de atenção à saúde do homem, em especial dos homens negros, por meio de atendimento médico com testagem de Pressão Arterial, diabetes e colesterol, entrega de folhetos informativos e kit saúde do homem, realização de oficinas sobre relações socioemocionais e terapias alternativas para saúde.
A iniciativa é resultado da articulação Fundação Josué Montello e Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma), em parceria entre as secretarias de estado da Saúde (SES) e Igualdade Racial (Seir), Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Biológicas, Coletivo de Entidades Negras (CEN), e lideranças comunitárias da Liberdade.
O bairro foi escolhido por ser considerado o quilombo urbano de São Luís, devido ao grande quantitativo da população negra na região. Além de receber atendimento médico, os participantes do Dia H receberão informações importantes para a prevenção de doenças, em especial as doenças que são mais frequentes entre a população negra, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 e anemia falciforme.
"A população negra possui particularidades fisiológicas e genéticas que aliadas a fatores como racismo, menor renda, menor escolaridade e conflitos sociais, fazem com que ela esteja mais vulnerável e exposta às doenças crônicas. Essa realidade precisa ser alterada. O Dia H é simboliza um passo de uma longa caminhada na implementação da política de saúde da população negra", disse a secretária da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro.
Os homens representam o maior número de vítimas de doenças e violência no Brasil, com altos índices de mortalidade. Pesquisas mostram que eles são mais vulneráveis, especialmente às enfermidades graves e crônicas. Isto porque, em geral, recorrem com menos freqüência aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde somente quando os quadros já se agravaram.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor que o das mulheres. As doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.
"É importantíssimo que esse seguimento receba orientações com foco na prevenção, evitando transtornos mais sérios e reduzindo os índices de mortalidade masculina.", ressaltou Claudett Ribeiro.
O Dia H - Dia da Saúde do Homem marca o início de uma série de atividade que serão realizadas em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. A Escola Municipal Ministro Mário Andreazza fica localizada na Rua Correa de Araújo, nº 400, Liberdade. Mais informações pelo telefone (98) 2108 9124.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.