Enem

Primeiro dia do Enem é de corre-corre em SL

Na área do Itaqui-Bacanga, o engarrafamento começava no Anel Viário.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS – O primeiro dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em São Luís, foi de muita confusão, principalmente, para os estudantes que deixaram para ir para o local de prova na última hora. Na área do Itaqui-Bacanga, o engarrafamento começava no Anel Viário e se prolongava pela Avenida dos Portugueses. Muitos candidatos desceram dos carros e ônibus na barragem do Bacanga e foram andando para não perderem o horário de entrada no local de prova, que encerrava às 12h.

Neste domingo (3), segundo dia do Enem, os candidatos terão cinco horas e meia para resolver as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Além disso, os candidatos terão que produzir uma redação. A prova do Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação.

Em todo o Maranhão, 205.705 candidatos farão os testes, que acontecem em 77 municípios maranhenses, incluindo São Luís, onde 79.030 pessoas participam do concurso. Em todo o país, 5.791.290 estudantes se inscreveram no Enem 2012. O Maranhão é o 10º estado do Brasil em número de inscritos, 4º maior entre os estados do Nordeste. Com mais de 900 mil candidatos, São Paulo tem o maior número de concorrentes.

As provas serão aplicadas em 183 bairros espalhados pela Região Metropolitana de São Luís, 145 pontos somente na capital. Para fazer a segurança dos locais de prova a Polícia Militar (PM) destacou 183 homens, que farão o policiamento da área. Os policiais militares farão a guarda também de 20 locais de prova em Paço do Lumiar, 16 em São José de Ribamar e dois em Raposa, somando um contingente de 270 PMs. Em todo o estado, 791 policiais militares atuarão na segurança das provas do Enem, que acontecem em 77 municípios maranhenses.

Dicas

Antes de iniciar as provas, o candidato deve verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas em seu cartão de respostas. O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões, sob risco de eliminação do seletivo. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O cartão de resposta deve ser marcado com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes no endereço eletrônico www.inep.gov.br no dia 7 deste mês. Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Horário de Verão

Neste domingo, os portões de acesso aos locais de prova, também, serão abertos segundo o horário de Brasília, portanto, no Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas iniciadas pontualmente ao meio-dia, pois o Estado não aderiu ao Horário Brasileiro de Verão.

Redação

Vale ressaltar que a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas.

Saiba o que dá nota zero na redação:

- Fuga ao tema: não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

- Folha em branco: entregar a folha de redação sem texto escrito;

- Texto insuficiente: escrever apenas ou até sete linhas;

- Cópia dos textos motivadores: não desenvolver argumentos próprios;

- Impropérios, desenhos;

- Desrespeito aos direitos humanos.

Primeiro dia do Enem é de corre-corre em SL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.