Enem

Ministro descarta problemas com falta de energia durante o Enem

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 12h15

BRASÍLIA – A poucos dias da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, descartou a ocorrĂȘncia de falta de energia durante os dias da avaliação. As provas do Enem serĂŁo realizadas em 1,6 mil municĂ­pios de todo o paĂ­s no prĂłximo fim de semana (3 e 4 de novembro). O ministro informou que estĂĄ em contato permanente com os ĂłrgĂŁos responsĂĄveis pelo setor energĂ©tico no paĂ­s para evitar transtornos aos candidatos.

“NĂŁo acreditamos que vai acontecer [queda de energia], Ă© um feriado prolongado, mas estamos com o organismo que controla a gestĂŁo do sistema elĂ©trico nos mantendo informados durante todo o processo. Estamos monitorando [a possibilidade de] chuva, a previsĂŁo do tempo, para ver se serĂŁo necessĂĄrias medidas complementares”, ressaltou.

Na semana passada, nove Estados do Nordeste e parte do Norte sofreram com a falta de energia. O diretor-geral da AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel), Nelson HĂŒbner, acredita que o episĂłdio tenha sido motivado por falha humana, porĂ©m nĂŁo intencional.

HĂŒbner tambĂ©m informou que a Aneel estĂĄ trabalhando em parceria com o Operador Nacional do Sistema ElĂ©trico (ONS) para buscar as causas dos Ășltimos casos de falta de energia no paĂ­s. Em setembro, todos os estados da RegiĂŁo Nordeste e o ParĂĄ tambĂ©m foram atingidos pelo problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.