SÃO LUÍS - Com objetivo de formar alunos para atuarem juntamente com os professores no auxílio quanto ao uso dos laptops educacionais do Programa UCA (Um computador por aluno), o Centro de Ensino Aluísio Azevedo, escola da rede estadual, localizada no município de São João do Sóter, realizou neste mês de outubro, a 1ª etapa do curso aluno monitor.
Participaram do curso 15 alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, selecionados pela gestão da escola para atuarem como alunos monitores do programa.
Durante dois dias de oficinas, os alunos conheceram o funcionamento do Programa UCA - que é uma iniciativa do Governo Federal para promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas, mediante a aquisição e a utilização de programas de computador (software); e também foram abordadas características e atribuições do aluno monitor.
Continua após a publicidade..
De acordo com as professoras, Maria Ester Ferro Chaves e Maria José Lima de Melo Barros, que ministram a oficina, os alunos também tiveram noções básicas sobre utilização do editor de textos (OpenOffice Writer); editor de apresentação (OpenOffice Impress) e planilha eletrônica (OpenOffice Calc).
O programa UCA integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. A intenção do programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
- Confira os próximos passos do Enade 2024 após aplicação das provas
- Estudante maranhense é escolhido ‘Embaixador POP Ciência’ pelo MCTI
- Divulgado o cronograma de matrículas para 2025 na rede municipal de ensino de São Luís
- Celular em sala de aula: 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição no uso
- Etapa obrigatória na seleção de novos estudantes da rede estadual no MA começa nesta segunda (11)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias