Cultura

Senador José Sarney recebe homenagem na Espanha

O senador foi aplaudido em solenidade alusiva ao centenário de Jorge Amado, em Salamanca.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SALAMANCA (ESPANHA) - O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, foi homenageado, na segunda-feira (22), durante solenidade na Universidade de Salamanca, na Espanha, alusiva ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. Na ocasião, Sarney foi nomeado conselheiro do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca pelo reitor da instituição, Daniel Hernández Ruipérez, pelas vice-reitoras de Investigação, Maria Ángeles Serrano, de Relações Internacionais, Noemí Domínguez e pelo diretor do Centro de Estudos Brasileiros (CEB), Gonzalo Gómez Dacal.

Durante a solenidade, acompanhada pelo embaixador do Brasil na Espanha, Paulo de Oliveira, e demonstrando prestígio internacional, o senador foi aplaudido de pé pelos alunos que lhe assistiram contar detalhes de sua convivência com o escritor baiano. Sarney lembrou que, durante o seu mandato como presidente da República, entre 1985 e 1990, Jorge Amado ajudou o Brasil a negociar o restabelecimento de relações com Cuba, com o então embaixador do país, Jorge Bolaños. Para o senador, “Jorge Amado permanece vivo e eterno na memória do povo brasileiro, na figura dos mais de seus cinco mil personagens criados em romances e histórias”.

A Universidade de Salamanca registrou a presença do presidente do Congresso Nacional com uma placa comemorativa que faz referência ao ano dedicado a Jorge Amado, além de se dirigir à Sarney como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), presidente do Senado e responsável pelo discurso que valorizou a obra e a figura do renomado autor baiano.

O discurso de José Sarney na instituição de ensino foi transmitido simultaneamente para mais de 200 universidades europeias. O senador foi eleito em 1980 para suceder o escritor José Américo de Almeida, na ABL, onde ocupa atualmente a cadeira nº 38. Por se grande conhecedor da vida de Jorge Amado, foi autor de vários livros de contos, novelas e ensaios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.