São Luís

Juiz entrega vídeo que mostraria discussão com Flávio Dino

O registro foi feito por câmeras de segurança no sábado, por volta das 19h. Assista aqui.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS – Em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (22), o juiz Sérgio Muniz, membro titular do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entregou cópias do vídeo no qual o presidente da Embratur, Flávio Dino, apareceria discutindo com o magistrado. O registro foi feito no sábado, por volta das 19h.

“Eu estava trabalhando no plantão do TRE, quando nos encontramos nos corredores do órgão e Flávio Dino começou o ataque me chamando de vendido e dizendo que eu estava favorecendo o candidato João Castelo”, afirmou Sérgio Muniz durante a coletiva.

A discussão entre o juiz e o presidente da Embratur teria sido motivada pela reprovação de Flávio Dino com relação à decisão do Sérgio Muniz de proibir a veiculação da pesquisa DataM. Segundo o magistrado, a pesquisa apresentava irregularidades, por isso, sua veiculação teria sido proibida. “Nos questionários, por exemplo, não havia a identificação de votos em branco, ou nulos, embora nos resultados aparecessem essas denominações”, explicou.

Após a sentença ser proferida, na tarde de sábado (20), Flavio Dino fez algumas críticas via Twitter, que foram rebatidas por Sérgio Muniz também via rede social. A discussão entre os dois culminou no encontro nos corredores do TRE, no qual, Sérgio Muniz afirma ter sido agredido verbalmente.

“Se a decisão não agradou, o Judiciário garante o direito de recorrer, agora o que não pode acontecer é esse tipo de agressão verbal, que eu acredito que teve o objetivo de criar um factoide político que colocaria o agressor na posição de agredido”, afirmou Sérgio Muniz.

O juiz reportou o ocorrido ao corregedor-eleitoral, o desembargador José Bernardo Rodrigues, ainda no sábado. “Vou representar civil e criminalmente o que ocorreu. Vou reportar, ainda, ao Ministério da Justiça e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pedi, ainda, que fosse reforçada a segurança nos plantões do TRE, para evitar que acontecem mais situações como essa”, concluiu o magistrado.

Em entrevista à rádio Mirante AM, Flávio Dino confirmou a discussão. "Houve uma discussão na qual foram trocadas ofensas de ambas as partes e da qual me arrependo. E espero que o juiz Sérgio reveja sua postura", disse.

Nota do Tribunal

Em nota divulgada no site do TRE, os membros do tribunal lamentaram os fatos ocorridos. “Registre-se que esta Justiça Especializada não é conivente com esse tipo de acontecimento e repudia qualquer forma de agressão, seja ela física ou verbal. É tradição da Justiça Eleitoral deste Estado sempre tratar os cidadãos, partidos políticos, advogados e jurisdicionados com urbanidade e civilidade, assegurando a todos, indistintamente, o direito de livre atuação e de acesso à justiça. O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão continuará cumprindo a sua missão de organizar e superintender os trabalhos referentes aos pleitos eleitorais, instrumento essencial à realização da democracia”, destacou a nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.