Campanha

Hemomar realiza coleta de sangue no TCE

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - O Hemocentro do Maranhão (Hemomar) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), coleta de sangue junto aos colaboradores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A atividade integra um calendário de ações de coletas externas, a ser executado até o fim do mês, com o objetivo de aumentar o estoque e suprir a demanda transfusional no Estado.

Para a ação foi montado, nas dependências do TCE, um posto de coleta com seis macas e uma equipe multiprofissional formada por 11 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

O processo de habilitação do doador inclui a verificação de aptidão do candidato, iniciando pelo cadastramento, passando por teste hematócrito para verificação de ausência ou presença de anemia, pesagem, aferição de pressão, triagem clínica, e só então a doação é feita.

De acordo com Valma Costa, assistente social da Hemomar, apesar de tantos critérios, todo o processo para doação é muito simples e rápido, durando apenas alguns minutos para que se possa então coletar de cada doador 450 ml de sangue que ajudarão a salvar muitas vidas. "É um tempo muito pequeno que se leva para a coleta, considerando a grandiosidade do gesto", avaliou.

As coletas externas ainda facilitam a doação de sangue para os candidatos voluntários evitando que se desloquem até o prédio da Hemomar. "Estamos intensificando as coletas externas para assegurar que nosso estoque esteja abastecido, visando suprir a demanda e possíveis eventualidades", completou Valna Costa.

Luciano Gil Alves (37), auditor fiscal, doador voluntário há mais de três anos, compareceu ao posto de coleta para fazer o que ele classificou de gesto solidário e aprovou a iniciativa da coleta externa. "Tem pessoas que até poderiam doar, mas não sabem como, nem onde fazer. A coleta vindo até nós é a forma de mais pessoas se solidarizarem com esta causa", disse.

Continua após a publicidade..

Para doar sangue é obrigatório portar documento de identificação com foto, ter entre 16 e 77 anos de idade, e ter doado pelo menos uma vez em casos que a idade ultrapasse 60 anos. Para menores é exigido autorização por parte dos pais ou responsáveis legais, por meio de consentimento formal.

É preciso ainda que o indivíduo goze de boa saúde, tenha peso acima de 50 quilos, esteja devidamente alimentado, não tenha tomado bebida alcoólica por um período de até 12 horas antes da coleta, nem fumado pelo menos duas horas antes.

Recomenda-se ainda que esteja bem alimentado e, no caso de novas doações, homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três. Para as gestantes ou mães amamentando a doação também não é recomendada.

As ações de coletas externas cumprirão um extenso calendário até o fim deste mês.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.