SÃO LUÍS - Na manhã desta terça-feira (16), A Polícia Ambiental do Maranhão apreendeu, no município de Alcântara, 50 m³ (cinquenta metros cúbicos) de madeira ilegal. Segundo o tenente Vera Cruz, que estava à frente da operação, a polícia ambiental chegou até o local após uma denúncia realizada na noite desta segunda-feira (15). As madeiras, que foram retiradas de manguezal foram apreendidas, mas ninguém envolvido no crime foi preso, pois não se encontravam mais no local. A madeira ilegal apreendida está sendo trazida para o Batalhão de Polícia Ambiental no Coroadinho, em São Luís.
A retirada de madeira de áreas de conservação de manguezais é proibida, pois esse ecossistema é rico por abrigar uma grande espécie da vida marinha, a sua composição vegetal é fundamental na produção de alimentos para suprir as necessidades de diversos animais. Além disso, atuam como um filtro natural para sedimentos e poluentes, além de servir para a reprodução de centenas de espécies de peixes e crustáceos.
No município de Alcântara, os manguezais se destacam pela contribuição para o desenvolvimento local, pois é uma das principais fontes de renda das famílias e, também, serve de lazer por ser espaço de turismo.
A retirada de madeira ilegal dessas áreas de preservação tem sido alvo de muitas denúncias no Estado. Segundo o tenente Vera Cruz, muitas denúncias têm sido realizadas, mas nem sempre é possível identificar os envolvidos no crime ambiental. O tenente ressalta que a Policia Ambiental do Maranhão está trabalhando ativamente para tentar coibir essa prática muito comum no Brasil e que prejudica a preservação ambiental. Por isso, a denúncia é uma grande contribuição com o trabalho da fiscalização.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.