Chapadinha

Feira de Economia e Agricultura Familiar em Chapadinha

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

CHAPADINHA - A II Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Território Rural do Baixo Parnaíba foi encerrada no sábado (26), no município de Chapadinha. A promoção foi da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário e do Fórum Estadual de Economia Solidária.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (24), com a participação do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, prefeita Danúbia Carneiro, representantes da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, do Fórum de Economia Solidária, dentre outras autoridades.

Formado por 16 municípios, o Território Rural Sustentável do Baixo Parnaíba chega à sua segunda edição da feira. A primeira foi realizada em 2009 e trouxe uma participação ampliada, tanto no número de expositores, quanto no número de apoiadores.

Para Mariana Nascimento, coordenadora de Economia Solidária da Setres, o Baixo Parnaíba é um dos territórios rurais do Maranhão que alcançou bons patamares de organização entre os grupos produtivos em Economia Solidária. “O território apresenta uma vontade de transformar a vida dos habitantes da região através da Economia Solidária, que é um modo de gerar renda que se preocupa com a preservação do meio-ambiente”, observou a coordenadora.

Nos últimos 15 anos, a região tem sofrido com a devastação da floresta nativa, o que acabou gerando transformações climáticas permanentes na área, como o registro de altas temperaturas – antes da derrubada desenfreada, a mata predominantemente de Cerrado absorvia o calor exagerado do território. “O calor por aqui é muito intenso e isso afeta diretamente a vida dos moradores da região”, ressalta Mariana.

Continua após a publicidade..

Distribuição de renda

“As Feiras Territoriais são vitrines para os nossos produtores”, garante o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy. “E mais do que apresentar e comercializar nossa produção, está também distribuindo renda aos diversos municípios envolvidos no evento”, observa.

Esta foi a nona edição das Feiras Territoriais de Economia Solidária e Agricultura Familiar neste ano de 2011 e mais de R$ 180 mil circularam nos municípios que receberam o evento. Ela marcou também o encerramento da etapa territorial das feiras – a próxima a acontecer já será a edição estadual, reunindo grupos produtivos de todo o Maranhão.

A Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São Luís.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.