São Luís

Defensor-geral do Estado é homenageado pela Câmara de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

SÃO LUÍS - Responsável por intensificar o processo de democratização do acesso à Justiça no Maranhão, que ganhou impulso nos dois últimos anos com a abertura de oito núcleos regionais, saltando de sete para 15 o número de postos de atendimento no interior, o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, foi homenageado, nesta quinta-feira (20), com a Medalha Simão Estácio da Silveira, considerada a mais importante comenda do Legislativo Ludovicense. Realizada no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a solenidade de entrega da medalha contou com um grande número de autoridades, além de parentes e amigos dos homenageados.

Aldy Mello Filho foi agraciado com a honraria por indicação da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís. A medalha foi entregue pelo presidente da Casa, o vereador Isaías Pereirinha. "Receber essa medalha, da Câmara Municipal, é motivo de grande satisfação para nós que fazemos a Defensoria Pública do Estado. Compartilhamos a distinção com corregedora da DPE, Fabíola Barros, a subdefensora Mariana Albano e, sobretudo, com nossos defensores e servidores, cujo trabalho fazem da Defensoria do Maranhão uma instituição seriamente comprometida em garantir cidadania e dignidade a todos os maranhenses", afirmou Aldy Mello Filho.

A subdefensora Mariana Albano de Almeida e a corregedora da DPE, Fabíola Barros, e servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participaram da solenidade.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpema) e conselheiro da OAB/MA, Adriano Jorge Campos, o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, e o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva, também foram homenageados.

Continua após a publicidade..

Medalha

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução do Plenário 05/95, é destinada para agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.