SÃO LUÍS - Estreitar ainda mais os laços históricos do Brasil com a França por meio do cinema. Esse é um dos objetivos do Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em São Luís, a partir de hoje, na Sala 1 do CineSystem (Turu). Realizado pela Bonfilm e o Ministério da Cultura, o festival está sendo realizado simultaneamente em 33 cidades brasileiras até o dia 23.
A terceira edição do festival exibe filmes franceses dos mais variados gêneros na programação regular dos circuitos comerciais dos cinemas nacionais. A cerimônia de abertura da edição local do evento acontece hoje, às 19h, com coquetel e exibição do filme Intocáveis, somente para convidados. Lançado em 2011, o filme foi um dos mais vistos da história do cinema francês, levando aos cinemas franceses mais de 20 milhões de pessoas. Entre os outros títulos da programação, estão O Monge, Aqui Embaixo e Americano.
Apesar de ter estreado nacionalmente em nove cidades em 2010, a primeira vez que o evento aconteceu em São Luís foi no ano passado, realizado pela Aliança Francesa. De acordo com o diretor da instituição em São Luís, Michael Magalhães, o festival tem a intenção de apresentar uma nova face do cinema europeu. “O objetivo do evento é tornar o cinema francês conhecido entre os brasileiros, apresentar-lhes filmes diferentes do que estão acostumados a assistir. Os filmes americanos são os mais conhecidos aqui”, declara.
De acordo com Magalhães, a tendência é de que o festival repita o sucesso de público, que foi bastante receptivo em 2011. “As pessoas gostam de cinema francês no Brasil e em São Luís. É mais diversificado que o americano, que tem um apelo mais comercial. Os diretores são mais livres em suas obras, menos vinculados aos patrocinadores. O cinema brasileiro assemelha-se mais com o francês”, acrescenta ele.
Durante uma semana, 17 produções inéditas no Brasil serão exibidas no CineSystem. Estão presentes filmes de gêneros como comédia, drama, animação e romance que se destacaram no cenário audiovisual francês em 2011. Um dos filmes mais populares da programação é o longa-metragem E Agora, Aonde Vamos?, dirigido por Nadine Labaki, que conta a história de um grupo de mulheres que inventam várias estratégias para defender suas famílias em um país destruído pela guerra.
Outra produção que agradou bastante o público francês foi o filme Políssia, um drama que retrata o cotidiano da vida pessoal e do trabalho de um grupo de policiais da Brigada de Proteção aos Menores de uma cidade francesa. O público infantil será contemplado com o filme Titeuf, dirigido por Zep, que traz os questionamentos e pensamentos ingênuos de um menino no ensino fundamental.
Entre os outros filmes presentes na programação, estão películas exibidas no Festival de Cannes 2012 (principal prêmio internacional do cinema autoral) como Adeus Berthe ou o Enterro da Vovó, de Bruno Podalydes, O Barco da Esperança, de Moussa Touré, e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro, como Um Evento Feliz, de Remy Bezaçon, e Uma garrafa no mar de Gaza, de Thierry Binisti.
Edição local – A realização do Festival Varilux de Cinema Francês em São Luís este ano marcará o aniversário de 40 anos da Aliança Francesa no Maranhão, “O festival é ainda mais especial este ano porque a Aliança faz aniversário de 40 anos no mesmo dia em que São Luís faz 400 anos”, ressalta Michael Magalhães. Em celebração, a instituição está promovendo e apoiando vários eventos culturais, como exposições de moda e de fotografia, concertos e festivais de cinema.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.