Brasil

Petrobras vai apoiar juridicamente a Transocean e a Chevron

AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 12h18

Rio de Janeiro - A Petrobras vai usar o seu departamento jurĂ­dico para ajudar a Chevron e a Transocean na tentativa de cassar na Justiça Federal a liminar que determina a suspensĂŁo das operaçÔes das duas companhias no paĂ­s atĂ© o final deste mĂȘs, devido ao acidente ocorrido no Campo de Frade, na Bacia de Campos, em novembro do ano passado, que provocou o vazamento de 3,7 mil barris de petrĂłleo no mar.

“NĂłs vamos ajudar a Transocean, nĂłs vamos ajudar a Chevron, nesse trabalho de mostrar Ă  Justiça que na nossa visĂŁo nĂŁo hĂĄ razĂŁo para este embargo aqui no Brasil. A nossa intenção Ă© ajudar sim, atĂ© porque como vocĂȘs sabem nĂłs temos oito sondas contratadas da Transocean. NĂłs vamos respeitar, claro, a decisĂŁo da Justiça, mas vamos tentar ajudar [na suspensĂŁo da liminar]”, disse hoje (15) o diretor de Exploração e Produção da empresa, JosĂ© Formigli.

Ele adiantou que das oito sondas que a Petrobras mantĂ©m sob contrato com a Transocean, sete estĂŁo em operação. “VĂĄrias dessas sondas estĂŁo sendo utilizadas nos trabalhos de exploração e paralisação dessas sondas, Ă© claro, trarĂĄ impacto para a companhia. É por isso que o nosso jurĂ­dico jĂĄ estĂĄ trabalhando junto com a Transocean e, na medida do possĂ­vel, de forma articulada tambĂ©m com a AgĂȘncia Nacional do PetrĂłleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂ­vel [ANP]”.

Na avaliação do diretor de Exploração e Produção, o entendimento da Petrobras Ă© que “nĂŁo hĂĄ motivo para o embargo Ă  Transocean”. Para o diretor, a paralisação das atividades da operadora comprometeriam no curto e mĂ©dio prazo as metas de produção estipuladas pela companhia.

Por determinação do Tribunal Regional Federal da 2ÂȘ RegiĂŁo, atendendo a solicitação do MinistĂ©rio PĂșblico Federal, a Transocean e a Chevron deverĂŁo atĂ© o fim deste mesmo suspender suas atividades no paĂ­s.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.