SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) iniciou, nesse sábado (21), a execução de treze cursos técnicos de educação profissional na modalidade a distância, resultados de parceria com o governo federal, por meio da Rede e-Tec Brasil, e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec). A aula inaugural para seis mil alunos foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e transmitida a mais 25 polos no interior do Estado via internet. A solenidade foi presidida pela secretária da Sectec, Rosane Nassar Meireles Guerra, que, na ocasião, representou a governadora, Roseana Sarney, e pelo reitor da Uema, José Augusto Oliveira, e contou ainda com a participação da secretária de Cultura, Olga Simão, entre outras autoridades.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, destacou que a qualificação profissional, alinhada aos investimentos em ciência e tecnologia, foi transformada, desde que a governadora Roseana Sarney assumiu como política de Estado e não só de governo. “Sem dúvida são os caminhos necessários para o desenvolvimento que o Maranhão tanto almeja”, destacou.
Ela observou que a aula inaugural dos cursos não poderia acontecer em momento mais oportuno. “Estamos às vésperas de comemorar os 400 anos de São Luís e, igualmente, estamos celebrando a capital como cidade da ciência, ao sediar 64ª SBPC e o Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia e presidentes de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa”, ressaltou a secretária.
Novo desafio
Para o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, esse é um novo desafio para a universidade que, neste momento, se insere no Programa Maranhão Profissional. “Estamos dando início a uma nova modalidade de ensino, que são os cursos de formação profissional de nível técnico. Estamos na primeira etapa deste novo projeto, recebendo seis mil alunos para treze cursos de formação profissional em 25 polos do Estado com uma perspectiva de ampliarmos em seguida para outros e a oferta de novos cursos”, contou.
A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, que, até semana passada, estava à frente a Sectec, disse que a meta do Maranhão Profissional está sendo alcançada. “Em 2011, qualificamos mais de 83 mil pessoas e, este ano, só nos cursos de educação à distância da Univima já estamos com mais de 22 mil alunos. E, agora, com mais essas novas turmas, vamos cumprir a meta do governo este ano”, afirmou.
Após os pronunciamentos das autoridades, o consultor do Programa de Treinamento e Consultoria do Sebrae, Renato Santos, ministrou palestra sobre “Empreendedorismo: o comportamento como chave do sucesso profissional”.
O estudante Jefferson Lenno, que participa do curso de informática, disse que, com a qualificação, ele fica mais seguro para ingressar no mercado de trabalho. “Muitas vezes perdemos oportunidades por não estarmos qualificados. Com o curso, sabemos onde buscar as novas oportunidades”, disse.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.