SÃO LUÍS - Candidatos a prefeito e vice-prefeito em São Luís deixaram para o final do prazo, a apresentação do requerimento de registro de candidatura para as eleições municipais deste ano, que ocorrerá no cartório eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. O procedimento pode ser feito somente até às 19h de hoje. Dos principais candidatos, apenas Washington Luiz (PT) já tem definido o seu vice, o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB).
Quatro candidatos - João Castelo (PSDB), Tadeu Palácio (PP), Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Eliziane Gama (PPS) – permanecem sem a definição de vice nas chapas – embora, ontem, Holanda tenha garantido a adesão do PSB, que indicará o ex-deputado federal Roberto Rocha. Esse seria o principal motivo para a demora no registro de candidatura. O vice-governador Washington Luiz (PT) e Haroldo Sabóia (PSOL), com as chapas já consolidadas, também optaram pelo registro hoje. Apenas Marcos Silva (PSTU) já oficializou sua candidatura junto ao TRE, na semana passada.
Washington também será o primeiro a entregar o registro de candidaturas. Ele vai ao TRE, acompanhado do vice e dos candidatos a vereador e dirigentes partidários exatamente às 16 horas. Os demais postulantes ao cargo de prefeito marcaram todos horários entre 17 e 19 horas. É o que farão Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior, Haroldo Sabóia e João Castelo.
A deputada Eliziane Gama não definiu horário de entrega da documentação, porque vai falar à imprensa a partir das 10h, na Sala das Comissões, na Assembleia Legislativa. Ela poderá tanto confirmar a sua candidatura ou a formação de chapa com Tadeu Palácio na corrida majoritária. Caso a sua candidatura seja confirmada, o registro também ocorrerá somente no final da tarde.
Tadeu Palácio, com a possibilidade de manutenção da candidatura de Eliziane Gama, pode ter como companheiro de chapa um candidato do Partido da República. Palácio, porém, ainda aguarda outras legendas. “Ainda estamos esperando a definição do PTB, do jornalista Roberto Fernandes, para uma coligação mais ampla. As discussões ainda estão abertas”, disse.
Essa é uma das justificativas que ele deu para optar pelo registro de candidatura no último dia do prazo. “Como estamos definindo a formação de chapa, deixamos para fazer o registro no último momento. Temos um prazo até as 19h de amanhã [hoje] então vamos aproveitá-lo ao máximo e alongar as articulações políticas com os partidos”, afirmou Tadeu Palácio.
Sem chapa estabelecida, o prefeito João Castelo perdeu a disputa com Edivaldo Holanda Júnior pelo apoio do PSB para as eleições municipais. Castelo esperava para compor a chapa com o até então presidente estadual do PSB, o advogado José Antônio Almeida, que teve sua filiação considerada inativa e foi destituído da direção da legenda. Roberto Rocha, que havia sido afastado por Almeida por não concordar em apoiar Castelo e sim a candidatura de Holanda, foi reconduzido à presidência municipal do PSB e deverá ser indicado a compor vice a chapa do PTC. O registro de candidatura de Holanda e de Castelo, também tem previsão para a tarde.
Haroldo Saboia, que tem chapa consolidada com a turismóloga Sildeane Coutinho (PCB), afirmou a O Estado que deverá formalizar o seu pedido de candidatura somente no final da tarde de hoje. Ele preferiu não especificar o horário, por conta de compromissos ao longo do dia.
Já o vice-governador Washington Luiz, que tem como vice o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), confirmou o pedido de registro junto ao TRE-MA às 16h. Ele confirmou a presença de lideranças partidárias no ato que oficializa a sua chapa para a disputa majoritária em São Luís.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.