SÃO LUÍS – Uma comitiva da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), esteve nesta quarta (27), quinta (28) e sexta-feira (29) nos municípios de Balsas, Carolina e Estreito para uma visita técnica. A comitiva foi formada pela Secretária da Sedihc, Luiza Oliveira; pelo Gerente do Procon-MA,Kleber José Moreira; pela Gerente do Viva Cidadão, Graça Jacintho, além de dois técnicos também do Viva Cidadão.
A viagem começou pela cidade de Balsas, no sul do Estado, onde a equipe da Sedihc foi recebida pelos servidores do Viva Cidadão e, na ocasião, conheceu as instalações da unidade, além de saber da população as necessidades mais urgentes na região. O Viva de Balsas atende mais de 20 municípios próximos, inclusive dos Estados do Piauí e Tocantins.
“O Viva Cidadão tem ajudado bastante aqui em Balsas. A gente não precisa se deslocar para outras cidades para fazer serviços como o seguro desemprego ou mesmo uma reclamação no Procon”, afirmou o desempregado Reinaldo de Jesus, cidadão balsense.
O trabalho de regionalização do Procon já demonstra seus resultados positivos. Em menos de um ano, o Procon já realizou mais de 7 mil atendimentos no posto de atendimento de Balsas. “O órgão vem trabalhando incansavelmente. Além de fazer os atendimentos dentro do Viva, a equipe de fiscalização do Procon atua também nos estabelecimentos da cidade, é o caso da operação nas agências bancárias para combater o excesso do tempo de espera nas filas”, ressalta o Gerente Kleber José Moreira. Só no dia em que a comitiva da Sedihc esteve em Balsas, o Procon multou três agências bancárias da cidade e arrecadou uma multa superior a 40 mil reais.
Em passagem pela Câmara de Balsas, a secretária se reunião com vereadores para estabelecer uma parceria entre a Sedihc e o município a fim de levar seminários e treinamentos na área dos Direitos Humanos para representantes comunitários e para a população local. “Uma equipe técnica da Sedihc voltará a Balsas para fazer um mapeamento do município e para oferecer seminários de educação em Direitos Humanos, além de facilitar o diálogo entre a cidade e a Sedihc em busca da efetivação de programas ligados à Assistência Social”, disse a secretária Luiza Oliveira.
Carolina, na região das Chapadas das Mesas, foi a segunda cidade visitada pela comitiva da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania. Colaboradores do Viva Cidadão recepcionaram os representantes da Sedihc e mostraram os índices de atendimento da unidade que, em 2012, completou dez anos de existência. Realizando serviços com qualidade e rapidez, possui 118 tipos de atendimento como: emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, entrada no seguro desemprego, dentre outros que são oferecidos à população local e cidades circunvizinhas.
“Este ano comemoramos a marca de mais de 21 milhões de atendimentos oferecidos pelo Viva Cidadão em todo o Estado do Maranhão. Aqui em Carolina não é diferente. Os índices são animadores, concretizando o grande desafio das nossas unidades que é garantir um serviço de excelência para que o cidadão tenha sua cidadania respeitada e, sobretudo, garantida”, lembrou a Gerente do Viva Cidadão, Graça Jacintho.
Aproveitando a passagem pela cidade de Carolina, a secretária Luiza Oliveira participou de uma reunião com representantes municipais de pastas ligadas aos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania. A secretária municipal de Assistência Social e os secretários de Educação e do Gabinete do Prefeito relataram a necessidade de uma parceria com o Governo do Estado para a concretização de ações que possam melhorar a vida da população local. Representantes de diversos conselhos também estiveram presentes, na reunião que ocorreu na sede da Prefeitura.
“A Sedihc é parceira de todos os municípios maranhenses. Apesar da distância com a capital, nós fazemos um trabalho descentralizado e queremos sempre estar em parceria com as cidades do interior. É muito bom saber que o município de Carolina está disposto a trabalhar em parceria com a nossa Secretaria. Vamos fazer um levantamento para melhorar o contato e a gestão, principalmente no que diz respeito aos assuntos ligados à Assistência Social”, ressaltou a secretária Luiza Oliveira.
Finalizando a viagem dos representantes da Sedihc pelo interior do Estado, a última parada da comitiva foi na cidade de Estreito, na Região Tocantina, onde houve uma reunião com representantes comunitários do local. Em pauta, a sociedade pediu a presença de uma unidade do Viva Cidadão na cidade. Prontamente a secretária Luiza Oliveira autorizou a ida de uma das unidades móveis do órgão para atenderas demandas locais. “A rota do mês de julho já está fechada e não podemos deixar de atender os municípios que já estão à espera de um dos caminhões do Viva, mas a unidade estará aqui na cidade logo que esta rota de julho for finalizada”, garantiu a secretária.
A Sedihc reforçou, também, a parceria com a rede de garantia de direitos do município, como é o caso dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), essa foi a principal reivindicação local, prontamente atendida pela Sedihc. “Iremos realizar uma regional, em Imperatriz, no dia 13 de julho e todos os municípios vizinhos estão convidados para participar, inclusive Estreito. Iremos tratar de assuntos ligados aos Direitos Humanos e sua transversalidade, como Educação, Segurança, Saúde, entre outros”, finalizou a secretária Luiza Oliveira.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.